Página inicial O que acontece Luiz Felipe Pondé discute os Desafios da Liderança no Mundo Contemporâneo
Notícia Palestra Chapecó

Luiz Felipe Pondé discute os Desafios da Liderança no Mundo Contemporâneo

O 7º Seminário de Desenvolvimento de Lideranças, sob o tema “Liderança e Protagonismo”, reuniu, na última sexta-feira (14), líderes empresariais, estudantes e profissionais de diversas áreas para uma jornada de reflexão e aprendizado sobre os desafios do mundo corporativo contemporâneo. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, no centro de Chapecó, foi uma realização da Unoesc e do Colégio Marista São Francisco com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  Contou ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), NostraCasa, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Patrimonial, Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), Chapecoense, Alfa e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Na ocasião, o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, afirmou que o seminário representa uma oportunidade de aproximação entre essas entidades, fortalecendo o foco nas ações necessárias para o avanço coletivo. O vice-reitor professor Carlos Eduardo Carvalho, reforçou a importância das parcerias com o Colégio Marista e a Udesc, além do apoio de demais entidades que se unem na preparação de lideranças na região.

O destaque do evento foi a presença do renomado filósofo Luiz Felipe Pondé, que trouxe à tona questões essenciais sobre o papel das lideranças e empresas como impulsionadores das mudanças e do progresso. Em uma análise incisiva, o palestrante abordou a necessidade premente de lideranças engajadas e empresas visionárias para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação.

Um dos pontos mais discutidos durante o seminário foi a entrada das novas gerações no mercado de trabalho e as novas perspectivas que elas trazem consigo. Pondé destacou a importância de compreender as visões dessas gerações emergentes, ponderando-as com os avanços já conquistados no passado.

Outro tema central foi o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado e os novos formatos de trabalho. Pondé também abordou a crescente interconexão entre a vida pessoal e profissional, ressaltando os desafios e as oportunidades que essa integração traz para indivíduos e organizações.

Sobre o evento

O 7º Seminário de Desenvolvimento de Lideranças foi a oportunidade para os participantes mergulharem em discussões relevantes e atuais sobre o futuro da liderança e dos negócios. O evento, que acontece desde 2015, reúne lideranças empresariais, políticas e educacionais para refletir sobre a conjuntura social, econômica e sustentável. Grandes nomes como Mario Cortella, Augusto Cury, Clóvis de Barros Filho, Ricardo Amorim, Leandro Karnal, Andrea Lorio e Caito Maia já palestraram no evento.

Sobre o palestrante

Luiz Felipe Pondé é um dos filósofos contemporâneos mais respeitados e polêmicos do Brasil. Tem Pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, e é Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente é diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e colunista semanal da Folha de S. Paulo. Pondé também é escritor e entre as obras lançadas estão: O homem insuficiente; Guia politicamente incorreto da filosofia; A era do ressentimento; e Filosofia para corajosos.