Mais de 100 exames são realizados em campanha de prevenção contra o câncer de boca
No sábado (04), o curso de Odontologia da Unoesc, juntamente com a Prefeitura de Joaçaba realizou uma ação da Campanha “Maio Vermelho” cujo objetivo é a prevenção do Câncer de Boca. Na oportunidade, acadêmicos e professores repassaram informações sobre o assunto e realizaram gratuitamente mais de 100 exames bucais para detecção e diagnóstico de lesões. […]
Publicado em 07/06/2022
Por Unoesc
No sábado (04), o curso de Odontologia da Unoesc, juntamente com a Prefeitura de Joaçaba realizou uma ação da Campanha “Maio Vermelho” cujo objetivo é a prevenção do Câncer de Boca. Na oportunidade, acadêmicos e professores repassaram informações sobre o assunto e realizaram gratuitamente mais de 100 exames bucais para detecção e diagnóstico de lesões. Também foram feitos 50 testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite.
A atividade aconteceu na praça da prefeitura, das 8h às 17h, e teve um número expressivo de participantes. Algumas pessoas relataram que vieram até a praça exclusivamente para fazer os exames.
— Eu ouvi no rádio que teria a campanha e resolvi tirar algumas dúvidas. Achei muito importante essa iniciativa — afirmou a moradora de Joaçaba, Marilene Bellotto.
De acordo com a professora Julia Turra Ribeiro, entre as lesões mais observadas foram: lesões labiais relacionadas à exposição ao sol e lesões relacionadas ao uso de próteses.
— Avaliamos toda a estrutura da boca: língua palato, assoalho e lábios, tudo para ver se havia alguma anormalidade. Fizemos uma triagem e elaboramos um diagnóstico inicial. Agora seguiremos o tratamento em parceria com a Secretaria de Saúde de Joaçaba, com o auxílio da dentista Pamela e também na Unoesc — explicou a professora.
A professora destaca ainda que ver tanto os acadêmicos como a comunidade engajada em uma ação de tamanha importância como essa é gratificante.
— Esse contato presencial, claro tomando todos os cuidados, é fundamental para o aprendizado dos acadêmicos e principalmente para que a Universidade cumpra seu papel prestando serviços à comunidade. Estamos muito felizes com o resultado alcançado por esta ação — finalizou a professora.