Mais de 400 pesquisas são apresentadas nos Seminários e na Mostra Universitária da Unoesc
O 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a 5º Mostra Universitária estão sendo realizados, esta semana, na Unoesc. De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Evelacio Roque Kaufmann, o evento tem objetivo de socializar resultados […]
Publicado em 11/09/2014
Por Unoesc
O 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a 5º Mostra Universitária estão sendo realizados, esta semana, na Unoesc. De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Evelacio Roque Kaufmann, o evento tem objetivo de socializar resultados dos projetos de iniciação científica, além de trabalhos de ensino e extensão.
A abertura do Seminário de Iniciação Científica ocorreu, segunda-feira (8), na Unoesc São Miguel do Oeste, com a presença do servidor do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), doutor Ricardo Felix Santana, que palestrou sobre o tema do evento: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
Durante o Seminário, foram apresentados 18 trabalhos de iniciação científica e 10 de iniciação tecnológica. Os trabalhos foram submetidos à avaliação dos consultores do CNPq, professores Bóris Juan Carlos Ugarte Stambuk, Daniel Lázaro Gallindo Borges, Débora Oliveira e Luciane Maria Schlindwein. Os avaliadores selecionaram as oito melhores pesquisas apresentadas durante o evento.
7º Siepe e 5ª Mostra Universitária
O 7º Siepe e a 5ª Mostra Universitária estão sendo realizados, simultaneamente, nos campi de São Miguel do Oeste, Joaçaba, Videira, Xanxerê e em Chapecó. Até sexta-feira, deverão ser apresentados 426 trabalhos relacionados à pesquisa, ensino e extensão. Grande parte das pesquisas socializadas foi desenvolvida em 2013 e 2014, e alguns projetos estão sendo desenvolvidos desde o segundo semestre de 2012. Os anais digitais dos trabalhos apresentados podem ser acessados aqui.
Estes projetos de iniciação científica são financiados pela Unoesc e por programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), ambos do CNPq, além de recursos da Secretaria de Estado de Educação, por meio do artigo 171 e 170, e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Paralelo às socializações das pesquisas, a Unoesc Xanxerê também realizou a 5ª Mostra de Talentos Artísticos. Durante a semana, diversos artistas locais apresentaram músicas e danças no palco alternativo do campus.
A Importância da Pesquisa para o Desenvolvimento Regional
De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Evelacio Roque Kaufmann, a Unoesc contribui significativamente para o desenvolvimento regional do Oeste de Santa Catarina, com o desenvolvimento de inúmeras pesquisas.
— A Unoesc está estimulando os acadêmicos para a prática da pesquisa e consolidando a cultura de iniciação científica, além de contribuir para a produção de novos conhecimentos — salienta o professor.
Segundo o vice-reitor acadêmico da Unoesc, professor doutor Nelson Santos Machado, o aluno que adquire a experiência de iniciação científica tem um diferencial.
— A experiência de iniciação científica durante a graduação fornece ao aluno uma formação diferenciada, porque a aplicação de métodos de pesquisa e a sua prática, bem como o aprofundamento teórico, próprios de um trabalho teórico-empírico, permitem ao aluno entender melhor o mundo do trabalho e a prática profissional. São alunos que podem acessar cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, em programas de mestrados, e seguir sua formação de pesquisador ou ingressar no mundo profissional com uma formação mais robusta — destaca o vice-reitor acadêmico.