Página inicial O que acontece Mais de 400 pessoas prestigiam a palestra promovida pelo curso de Medicina
Graduação

Mais de 400 pessoas prestigiam a palestra promovida pelo curso de Medicina


Na noite de 4 de novembro, o curso de Medicina realizou a palestra “O que ganhamos e o que perdemos na era da tecnologia” ministrada pelo médico e escritor, especialista em Cirurgia Torácica, Doutor José de Jesus Peixoto Camargo. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento que aconteceu no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc Joaçaba.

Durante a sua fala, o Doutor comentou sobre os avanços alcançados ao longo dos anos tanto em tratamentos como em procedimentos cirúrgicos. Apresentou exemplos de como a tecnologia pode contribuir com o dia a dia dos profissionais e comentou sobre os desafios e as tendências. Também abordou diversas habilidades que o profissional da saúde deve ter para obter a excelência do atendimento aos pacientes, que nenhuma máquina, inteligência artificial ou tecnologia irá substituir.

— Excelente essa palestra. Doutor José nos deu um grande presente compartilhando tanto conhecimento conosco — afirmou o coordenador do curso, professor Doutor Roberto Rheingantz da Cunha Filho.A palestra encerrou as atividades da “11ª Semana Acadêmica” do curso, evento no qual foram promovidas palestras e minicursos práticos que ampliaram os conhecimentos dos participantes.

Sobre o palestrante

Doutor José de Jesus Peixoto Camargo formou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), especializando-se em Cirurgia Torácica e completando sua formação acadêmica na Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Foi o pioneiro em transplante de pulmão, realizando o primeiro no Brasil e na América Latina. Realizou também o primeiro transplante duplo de pulmão do Brasil. É chefe da equipe que mais transplanta pulmões no Brasil. É professor na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Foi o idealizador e hoje dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e é diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho, também da Santa Casa. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.