Página inicial O que acontece Mais de 550 pessoas são impactadas por atividades de extensão dos cursos de Licenciatura em Sociologia e Educação Especial
Graduação Notícia Seminário

Mais de 550 pessoas são impactadas por atividades de extensão dos cursos de Licenciatura em Sociologia e Educação Especial


No sábado (24), os cursos de Licenciatura em Sociologia e em Educação Especial da Unoesc Joaçaba realizaram o “Seminário de Socialização” dos projetos desenvolvidos no componente curricular “Práticas Extensionistas Comunitárias III”, ministrado pelo professor Dagmar Bittencourt Mena Barretto.

Ao longo dos meses, os estudantes, organizados em grupos, desenvolveram projetos em escolas e entidades não governamentais da região. Foram mais de 550 pessoas impactas com as ações voltadas à arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene e autocuidado, orientação pedagógica, palestras sobre saúde mental, rodas de conversa sobre bullying, solução de conflitos e combate à violência e discriminação no ambiente escolar, identificação de fake news e dinâmicas práticas com grupos de crianças e adolescentes para o desenvolvimento de habilidades, como concentração, respeito às regras, socialização e fortalecimento de vínculos.

— As práticas extensionistas comunitárias desenvolvidas pelos estudantes propiciaram mais do que o contato com diferentes pessoas e instituições da comunidade regional, permitiram uma experiência real de empatia e comprometimento social, que certamente ficará marcada na formação de cada um deles. Acompanhar os alunos na elaboração dos projetos e ao final do semestre, ouvir os relatos das ações desenvolvidas nas áreas de saúde, qualidade de vida, assistência social, direitos humanos, inclusão social e cidadania foi uma grande satisfação profissional — afirmou o professor.

Para a coordenadora dos cursos, professora Elisabeth Baretta, a socialização das atividades permite avaliar a forma de operacionalização, dos registros e resultados obtidos, bem como identificar a pertinência das atividades de extensão para o cumprimento dos objetivos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

— Os estudantes desenvolveram atividades de extensão relevantes, fortalecendo a relação teoria e prática dos cursos envolvidos e o propósito de estreitar cada vez mais seu envolvimento com a comunidade, por meio da prestação de serviços e desenvolvimento de diversos projetos — destacou a professora.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.