Página inicial O que acontece Mais de 62% dos cursos da Unoesc são avaliados com quatro estrelas no Guia da Faculdade
Graduação

A “Quero Educação” e o jornal “Estadão” divulgaram nesta semana o “Guia da Faculdade 2024”, ranking que avalia cursos de Graduação presenciais e a distância em todo o Brasil, tanto de universidades públicas como de privadas, e a Unoesc, mais uma vez, teve a qualidade de seu ensino reconhecida. Cinquenta e cinco cursos oferecidos nos diversos campi da Universidade foram avaliados e figuram no ranking com quatro estrelas.

Em 2024, foram 88 cursos da Unoesc avaliados. Os 55 que obtiveram quatro estrelas representam 62,5% dos cursos oferecidos pela Instituição. Em comparação com o ano de 2023, a Unoesc teve um aumento de 13 cursos que passaram a ser quatro estrelas.

O “Guia da Faculdade” nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o “Estadão” e uma das principais startups da área educacional do país, a “Quero Educação”, empresa que avalia os cursos de acordo com as cidades nas quais eles são oferecidos.  A metodologia utilizada é conhecida como “avaliação por pares” e analisa quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do “Guia” atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. A avaliação de cada curso de Graduação possui foco em três aspectos: Corpo docente, Projeto Pedagógico e Infraestrutura.

Mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do “Guia da Faculdade”. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Os avaliadores são acionados para dar notas de 1 a 5 aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham, sendo que cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

A pró-reitora de Ensino da Unoesc, professora Jaciney Aparecida Danielli, acrescenta que neste ano a Unoesc também foi reconhecida como a melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina, de acordo com a classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, e recentemente se destacou como a maior Universidade Comunitária de Santa Catarina, conforme dados do Censo da Educação Superior.

— Parabenizamos e ressaltamos o empenho e a dedicação do corpo docente, técnicos administrativos e estudantes que contribuem para a excelência da Universidade. Resultados como esse nos inspiram a continuar trabalhando para aperfeiçoar ainda mais nossos cursos e oferecer um ensino que faça a diferença na vida de nossos estudantes — afirmou Jaciney.

— É uma alegria para a Instituição ter, mais uma vez, a excelência de seu ensino reconhecida. Esse resultado é um testemunho do esforço coletivo de nossos docentes, estudantes e equipe administrativa e comprova a qualidade do ensino ofertado pela Unoesc, que se alinha às credenciais das instituições comunitárias — acrescentou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

Confira a lista dos cursos avaliados com quatro estrelas:

Administração – Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê

Agronomia – Campos Novos, São José do Cedro e Xanxerê

Ciência da Computação – São Miguel do Oeste e Videira

Ciências Biológicas – Joaçaba

Ciências Contábeis – Chapecó, Joaçaba, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste

Direito – Chapecó, Joaçaba, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste

Educação Física (Bacharelado) – Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê

Educação Física (Licenciatura) – Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Xanxerê

Enfermagem – Xanxerê

Engenharia Química – Joaçaba e Videira

Fisioterapia – Joaçaba e São Miguel do Oeste