Página inicial O que acontece Mais uma edição da Oliuni é concluída com sucesso na Unoesc Joaçaba
Graduação Joaçaba Campos Novos Capinzal

Mais uma edição da Oliuni é concluída com sucesso na Unoesc Joaçaba

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) concluiu, na sexta-feira (17), a edição 2024 da Olimpíada Universitária (Oliuni). Realizada em parceria com a Unoesc, a competição iniciou no dia 6 de maio e envolveu mais de 1,3 mil estudantes, de 27 cursos de Graduação dos campi de Joaçaba, Capinzal e Campos Novos.

Considerada um dos maiores eventos universitários de Santa Catarina, a Oliuni evidenciou o esporte com disputas em 12 modalidades coletivas e individuais, nos naipes masculino e feminino: atletismo, basquete 3×3, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), futebol suíço, futebol virtual, futsal, handebol, sinuca, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Os jogos foram realizados no Centro de Eventos, no Complexo Esportivo Professor Edmar de Oliveira Pinto e em outras áreas da Universidade, além do Ginásio Professor Edinho, ginásio do Centro Educacional Girassol, Clube 10 de Maio, AABB Joaçaba, JRC Informática e Bambucha Bar.

Após a soma dos pontos conquistados pelas equipes, o curso de Educação Física recebeu o troféu de campeão geral da Oliuni 2024. O curso de Medicina foi o vice-campeão, seguido pelo curso de Direito na terceira posição. Também foram premiados com medalhas os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em todas as modalidades.

— Foram mais de 600 jogos disputados em dez dias de competição e a expectativa, de realizar a maior Oliuni da história, novamente foi alcançada. O nosso agradecimento a cada atleta e torcedor — ressalta o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Jean Calza, destacando ainda uma importante ação social, com a arrecadação de donativos às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Cultura

Em 2024, além do esporte, a Oliuni envolveu atividades culturais. Nos dias 8 e 9 de maio, em parceria com o DCE, a Unoesc Joaçaba, Capinzal e Campos Novos realizaram a segunda edição da Oliuni Cultural. O evento totalizou 30 apresentações artísticas, em quatro categorias: música, teatro, poesia e dança. A programação também contou com uma mostra de pinturas e desenhos.

A classificação da Oliuni 2024:

1. Educação Física – 387 pontos

2. Medicina – 207 pontos (venceu quatro modalidades)

3. Direito – 207 pontos (venceu duas modalidades)

4. Medicina Veterinária – 204 pontos

5. Fisioterapia – 162 pontos

Os campeões da Oliuni 2024:

Atletismo feminino – Medicina Veterinária

Atletismo masculino – Educação Física