Página inicial O que acontece Mercado aquecido para profissionais formados em Engenharia Ambiental e Sanitária
Graduação Geral Videira

Mercado aquecido para profissionais formados em Engenharia Ambiental e Sanitária

Graduado pela Unoesc Videira, o engenheiro Sanitarista Ambiental, Luan Ariel Freisleben, natural de Itapiranga, cidade do Oeste de Santa Catarina afirma estar muito satisfeito com a profissão que escolheu. Recentemente, Luan esteve ministrando palestra para acadêmicos do curso de Engenharia Química, oportunidade em que discorreu sobre sua atividade como consultor técnico na empresa Azimute Engenharia […]


Graduado pela Unoesc Videira, o engenheiro Sanitarista Ambiental, Luan Ariel Freisleben, natural de Itapiranga, cidade do Oeste de Santa Catarina afirma estar muito satisfeito com a profissão que escolheu. Recentemente, Luan esteve ministrando palestra para acadêmicos do curso de Engenharia Química, oportunidade em que discorreu sobre sua atividade como consultor técnico na empresa Azimute Engenharia de Joinville.

Morando atualmente em Jaraguá do Sul, Luan Freisleben afirma que é gratificante para um profissional quando, por meio do seu trabalho, consegue concluir obras ou estudos que vão proporcionar uma vida melhor e com mais qualidade impactando muitas pessoas.

—Esse é o meu papel como profissional da Engenharia Sanitária e Ambiental. À época da escolha do curso, estava em dúvida se seguia para uma linha da engenharia civil ou algo relacionado à engenharia ambiental. Minha opção foi para um curso que englobou um pouco de cada área, tendo diversos trabalhos com obras de infraestrutura com foco no meio ambiente— relata Luan.

Ele explica que o mercado de trabalho para quem tem formação nessa área está em franca expansão e cita como exemplo a aprovação do denominado Novo Marco Legal do Saneamento, Lei 14.026 de 2020.

—O mercado de trabalho já está muito ativo e há uma tendência muito grande de expansão com ampliação dos serviços de saneamento no país. Dessa maneira, vemos que há uma demanda grande no mercado por profissionais habilitados, com conhecimento na área e com salários bem atrativos — afirmou.  

Em relação à Unoesc, o engenheiro Luan ressalta que pôde contar com  professores capacitados, apoio e incentivo por meio de projetos de pesquisa e estágios extracurriculares que auxiliaram na busca pelo conhecimento tanto em classe, como fora dela, fatores que considera de grande importância para o crescimento pessoal e  profissional, pois preparam o então acadêmico para a entrada no mercado de trabalho.

—Sempre achei o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e a consequente formação do profissional na área como algo promissor. Percebo que temos um déficit de técnicos capacitados no mercado para atender às demandas. Como profissional formado pela Unoesc Videira, recomendo a todos os que têm alguma afinidade com essa área, que façam o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental— concluiu Luan.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.