Mercado de Design de Interiores cresce e profissão conquista reconhecimento
A profissão de Design de Interiores é regulamentada pela lei número 13.369 e é mais uma opção de carreira para quem é formado em Design. A diplomada do curso de Design da Unoesc Pinhalzinho, Roberta Ferraboli, trabalha há mais de 3 anos como designer de interiores. Ela diz que seu dia a dia é movido […]
Publicado em 11/09/2020
Por Unoesc
A profissão de Design de Interiores é regulamentada pela lei número 13.369 e é mais uma opção de carreira para quem é formado em Design. A diplomada do curso de Design da Unoesc Pinhalzinho, Roberta Ferraboli, trabalha há mais de 3 anos como designer de interiores. Ela diz que seu dia a dia é movido a ideias e soluções.
— A cada projeto que executo, adquiro mais conhecimento. É uma área que exige muita responsabilidade e conhecimento, mas é apaixonante — conta a designer de interiores.
Segundo a coordenadora do curso de Design da Unoesc Pinhalzinho, professora Lidiane Camiloti, o mercado oferece boas oportunidades para quem quer trabalhar nessa área. Ela observa que o maior número de vagas está nas grandes e médias empresas interessadas em projetos e desenvolvimentos de ambientes internos corporativos, como escritórios, salas de reunião ou até mesmo andares e prédios inteiros.
— Temos também um forte crescimento na área residencial. As moradias estão cada vez mais compactas, o que aumenta a procura pelo profissional para projetar com o objetivo de aproveitar o máximo possível o espaço, aliando sempre conforto e praticidade — detalha a professora.
Lidiane ressalta que a profissão exige criatividade. O profissional também precisa se manter atualizado e conhecer as tendências de mercado e de design. A professora acrescenta que o profissional, em seu dia a dia, deve aplicar conhecimentos específicos da área, tais como: briefing, ergonomia, conforto térmico, acústico, lumínico e psicológico, compreendendo o comportamento do usuário e sua inserção cultural, otimizando a qualidade de vida e garantindo a identidade do cliente.
Regulamentação da profissão
A Lei 13.369/16, que regulamenta a profissão de Design de Interiores, garante o exercício profissional de toda uma categoria especialista nos trabalhos de projeto e configuração dos espaços e ambientes interiores, visando ao conforto, à estética, à saúde e à segurança, por meio de uma metodologia de Design, centrada no usuário e no respeito aos aspectos sociais e sustentáveis de suas intervenções.