Página inicial O que acontece Mês do Idoso é celebrado com congresso da Universidade da Melhor Idade
Graduação Chapecó

Mês do Idoso é celebrado com congresso da Universidade da Melhor Idade

Na tarde da segunda-feira (21), o auditório do bloco S, da Unoesc Chapecó, recebeu debates importantes sobre como a terceira idade se comunica em meio a tanta tecnologia e quais atitudes podem prolongar, com qualidade, as suas vidas. As palestras realizadas pela Universidade da Melhor Idade (Umic/Univida) foram acompanhadas com atenção por mais de 130 estudantes presentes.

O encontro teve como objetivo oferecer soluções práticas e estratégicas voltadas ao desenvolvimento pessoal, alinhando o conhecimento dos palestrantes ao aprimoramento das competências dos participantes, promovendo bem-estar e evolução contínua.

— Nós temos vários idosos que procuram a Umic/Univida e os cursos, com o intuito da ressocialização. Casos de ansiedade, até mesmo depressão, apresentaram quadros de melhora, inclusive com a diminuição do uso de remédios reguladores. Além das aulas sobre educação financeira, tecnologia, entre outras, nós também promovemos a atividade física, que ajuda para uma maior longevidade. Pensamos no idoso de uma forma integral — celebra a coordenadora da Umic/Univida, professora Kuty Vieira.

Com base em dados como as Blue Zones (Zonas Azuis), áreas onde as pessoas têm maior longevidade, as palestras trazem análises sobre quais atitudes fazem com que os estudantes vivam mais e melhor. Segundo a palestrante Juliana Zonta, 80% da longevidade está nas escolhas diárias, enquanto apenas 20% têm relação com genes e questões hereditárias.

— Esse pessoal com certeza já está um passo à frente. Um dos itens para um envelhecimento saudável é manter o corpo e a mente ativos, o que a Umic garante, ativando toda essa parte neurológica, e claro, também com as atividades físicas — celebra a palestrante Juliana Zonta.