Mesa-redonda do curso de Pedagogia discute prática da gestão escolar
A 8ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, promoveu na última quinta-feira (13), uma mesa-redonda com a temática Gestão Escolar, com o objetivo de socializar experiências e buscar novos conhecimentos em gestão dos processos educativos nas instituições escolares, bem como relacionar os saberes teóricos com a prática da gestão. O evento foi realizado por intermédio […]
Publicado em 18/08/2015
Por Unoesc
A 8ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, promoveu na última quinta-feira (13), uma mesa-redonda com a temática Gestão Escolar, com o objetivo de socializar experiências e buscar novos conhecimentos em gestão dos processos educativos nas instituições escolares, bem como relacionar os saberes teóricos com a prática da gestão.
O evento foi realizado por intermédio dos professores Geraldo Vieceli, Camila Regina Rostirola, Ederlei Zago, Elis Regina Dana Schutz, Marco André Serighelli, Sueli Perazolli Trindade e Terezinha Valmorbida. Participaram da mesa como convidadas, a diretora Maria Lúcia Deluque Altenhofen da EEBM Joaquim Amarante, Janice Ariotti, assistente técnico-pedagógica da EEB Josefina Caldeira de Andrade e Vanda Agostini, orientadora educacional da EEBM Criança do Futuro.
O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, segundo o coordenador, professor Geraldo Vieceli, seguidamente organiza encontros com membros das unidades escolares e lideranças locais, como forma de proporcionar às acadêmicas experiências bem sucedidas de docência e de gestão escolar que complementam a abordagem teórica do curso e contribuem para que as possam agregar saberes da prática.
— O relato de experiência sobre a gestão dos processos educativos, realizada pelos convidados, contribuiu significativamente para que as acadêmicas compreendessem o papel desse profissional e agregassem experiência para o estágio em gestão dos processos educativos que as mesmas desenvolverão nesse segundo semestre — falou.
Outro aspecto relevante desse encontro, explica Vieceli, foi o depoimento das convidadas sobre a importância de ser professor e da necessidade de uma formação de qualidade, comprometida com a mudança da educação e do processo de ensino e aprendizagem.
— Como as convidadas eram egressas da Unoesc e atribuíram a sua profissionalidade à formação recebida através da instituição, foi importante para os novos professores ouvir suas histórias de sucesso na educação, constatando assim, que a proposta da Unoesc pela excelência na formação de professores, não só garante a empregabilidade, mas também forma professores com a competência necessária para as mudanças no contexto educacional e com o compromisso com a comunidade em que estamos inseridos — afirmou o coordenador do curso.