Mestrado em Administração leva alunos e professores a Portugal
Missão Internacional visa conhecer empreendimentos voltados ao agronegócio daquele país e desenvolver módulo de capacitação na Universidade do Minho Alunos e professores do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc participam de Missão Internacional em Portugal. O embarque do grupo ocorreu na última sexta-feira, 04, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os objetivos […]
Publicado em 09/04/2014
Por Unoesc
Missão Internacional visa conhecer empreendimentos voltados ao agronegócio daquele país e desenvolver módulo de capacitação na Universidade do Minho
Alunos e professores do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc participam de Missão Internacional em Portugal. O embarque do grupo ocorreu na última sexta-feira, 04, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os objetivos da viagem são conhecer empreendimentos voltados ao agronegócio local e desenvolver um módulo de capacitação na Universidade do Minho.
Módulo de capacitação na Universidade do Minho
Nesta segunda-feira, alunos e professores do MPA iniciaram o Módulo de Capacitação na Universidade do Minho em Portugal. Depois de recepcionados, o grupo conheceu o Campus de Gualtar e os recursos da biblioteca.
Os conteúdos abordados no módulo são “Inovação, Tecnologia e Estratégia” pelo professor Vasco Eiriz; “Mercados e Tecnologia”, com a professora Ana Paula Faria, “Sustentabilidade nas organizações” e “Empresas e sustentabilidade ambiental”, pela professora Lígia Pinto.
Além disso, os alunos e professores visitarão a PortugalFoods; a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes’ – Penafiel, a Fabrica Primor’ – V. N. Famalicão; a AvePark – Caldas das Taipasa; e a Guimarães – patrimônio mundial da UNESCO.
Visita a pontos turísticos
No último fim de semana, professores e alunos puderam conhecer os pontos turísticos da cidade de Porto e degustar pratos típicos da região. A cidade de Porto/Portugal é conhecida mundialmente pelas vinícolas e vinhos de elevada qualidade que fabricam e cuja matéria-prima é oriunda do Vale Douro, o qual está situado entre Barqueiros e a fronteira. No local, é produzida a vinha que gera as castas do célebre Vinho do Porto. Para conhecer essa história, o grupo visitou a vinícola Porto Calém.
De acordo com a professora Simone Sehnem, que acompanha a missão, entre as cerca de 40 marcas históricas de Vinho do Porto, a Porto Cálem sobressai como uma das mais famosas, sendo líder de mercado em Portugal com a sua famosa gama de Vinhos do Porto Envelhecidos – Tawny, Ruby e White. Praticamente todas as famílias portuguesas conhecem o nome Porto Cálem.
Fundada em 1859, por António Alves Cálem, a Porto Cálem manteve-se na mesma família durante quatro gerações e sempre prestou grande atenção à produção de Vinhos do Porto de qualidade, resultando num reconhecimento por parte de todo o mundo do vinho. No início, dedicava-se à exportação de vinhos para o Brasil em troca de madeira exótica. Com frota própria, símbolo ainda hoje presente no logotipo da empresa: a Caravela.
Após o processo de vinificação no Douro, o envelhecimento dos Vinhos do Porto da Porto Cálem tem lugar nas caves da empresa, em Vila Nova de Gaia, situadas à margem oposta da histórica “Ribeira” da cidade do Porto, ao lado da ponte que atravessa o famoso rio Douro, a ponte Luiz I. Os Vinhos da Porto Cálem envelhecem em barris de carvalho durante muitos anos. A empresa recebe cerca de 120.000 visitantes por ano. “A visita à Porto Cálem está associada a linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio, e foi possível evidenciar caminhos de agregação de valor e criação de produtos diferenciados, que podem contribuir para aumentar a competitividade de pequenos agricultores, inclusive aplicáveis a realidade catarinense”, explica Simone.