Mestrado em Sanidade e Produção Animal realiza palestra sobre a importância da pesquisa científica
Publicado em 04/07/2023
Por Imprensa Xanxerê
Considerando que a pesquisa científica é uma das principais formas de avançar o conhecimento nas mais diversas áreas, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA), por meio da disciplina de “Metodologia Científica”, realizou, em maio, uma palestra com objetivo de atualizar os discentes e acadêmicos da Graduação acerca das fases da vida científica.
O evento aconteceu de forma híbrida, no auditório do campus II da Unoesc Xanxerê, e contou com a participação on-line do Dr. Mateus Matiuzzi da Costa, professor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina-PE), que abordou a temática “Pesquisa: da iniciação científica ao pós-doutorado”.
As discussões e a troca de informações durante o evento oportunizaram aos participantes a atualização sobre as fases da vida científica e o conhecimento das diferentes agências de fomento, de forma a avançar o conhecimento, justificando investimentos e conscientizando sobre a importância da pesquisa para a sociedade.
A discente do PPGSPA, Édina Bieger, relata que o tema foi excelente e considerou que além da interação entre os presentes, teve a oportunidade de adquirir conhecimento sobre toda a história da pesquisa cientifica e seu desenvolvimento.
— Pude observar que a formação científica e titulação acadêmica de profissionais em diversas áreas têm grande importância para a sociedade e para o desenvolvimento econômico do país — comentou Édina.
Paralelamente, a participação dos alunos da Graduação promoveu o incentivo para que se insiram e sigam na área da pesquisa, bem como a interação com discentes e professores do PPGSPA.
— Foi uma experiência instigante e incentivadora, muitas vezes não cogitamos certas opções e perdemos boas oportunidades de aprimoramento profissional. A palestra demonstrou as vastas possibilidades da área de pesquisa e despertou o interesse de se conectar ainda mais à área científica — destacou o estudante da terceira fase do curso de Medicina Veterinária, Renato Motter, que participa de grupo de pesquisa no Laboratório de Microbiologia e Imunodiagnóstico.