Página inicial O que acontece Mestrado Profissional em Administração divulga resultado da pesquisa Impacto da pandemia Covid-19
Graduação Pesquisa Chapecó

Mestrado Profissional em Administração divulga resultado da pesquisa Impacto da pandemia Covid-19

O Mestrado Profissional em Administração da UNOESC realizou uma pesquisa que versa sobre o impacto da pandemia COVID 19 nas empresas do Oeste de Santa Catarina. Foram obtidas 409 respostas válidas, sendo que 40,34% são microempresas, 25,92% pequenas empresas, 16,63% Microempreendedor Individual (MEI), 6,85% média empresa, 0,98% grande empresa, 6,85% cooperativas e produtores rurais e […]


O Mestrado Profissional em Administração da UNOESC realizou uma pesquisa que versa sobre o impacto da pandemia COVID 19 nas empresas do Oeste de Santa Catarina. Foram obtidas 409 respostas válidas, sendo que 40,34% são microempresas, 25,92% pequenas empresas, 16,63% Microempreendedor Individual (MEI), 6,85% média empresa, 0,98% grande empresa, 6,85% cooperativas e produtores rurais e 2,44% não informaram o perfil da sua empresa nas respostas dadas.

Os resultados mostram que 32,89% das respostas obtidas sinalizam que as principais dificuldades que vivenciam no momento  estão associadas a aspectos financeiros. Além disso, 23,08% sinalizam que a incerteza sobre o futuro é uma dificuldade notória neste momento. Acompanhada de 65,23% que evidenciam que vendas, redução de faturamento e não entrada de novos pedidos são as principais preocupações e consequências do momento.

Outra constatação importante é que 64,78% compreendem que serão necessários até 180 dias para recuperação das suas atividades. E 73,15% sinalizam que as necessidades atuais estão relacionadas a aumento de faturamento e das vendas, renegociação de dívidas e contratação de capital de giro. Outrossim, 61,65% demonstram que possuem expectativas de que o isolamento termine logo, que o governo apoie e auxilie na geração de alternativas para as empresas sobreviverem.

Em termos de ferramentas de gestão, 62,47% das repostas reportam que planejamento estratégico, indicadores gerenciais internos e benchmarking são úteis para o momento. Sobre soluções e alternativas para o momento, 41,29% evidenciam que a superação da crise está relacionada a e-commerce, inovações, reinvenção, redução de custos e funcionários.

Por outro lado, 39,36% não projetam acúmulo de perdas ou dificuldades nos próximos 12 meses. Ao passo que 78,49% das empresas sinalizaram que estimam perdas que podem chegar até 60% do faturamento projetado para 2020. Por fim, 43% sinalizaram que visualizam como solução e inovação para o atual momento o investimento em relacionamento com o cliente, ampliação do mix de produtos e investimento em diferenciais de mercado.

Baseado nesses resultados principais, foram elencadas estratégias de sobrevivência para as empresas, oportunidades para indústria, comércio e serviços; oportunidades para capitalização das empresas; estratégias de atuação em mercados incertos. O relatório completo da pesquisa pode ser visualizado neste link.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.