Mestrado realizará seminário sobre desafios éticos e institucionais em Hans Jonas e Nietzsche
Estão abertas as inscrições para o seminário “Desafios éticos e institucionais em Hans Jonas e Nietzsche: um olhar para a educação”. O evento, que ocorrerá em 9 de novembro, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e coordenado pelos professores Mauricio João Farinon e Clenio Lago. Para participar é necessário realizar a inscrição […]
Publicado em 23/10/2015
Por Unoesc
Estão abertas as inscrições para o seminário “Desafios éticos e institucionais em Hans Jonas e Nietzsche: um olhar para a educação”. O evento, que ocorrerá em 9 de novembro, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e coordenado pelos professores Mauricio João Farinon e Clenio Lago. Para participar é necessário realizar a inscrição no site da Unoesc até 7 de novembro. Vale ressaltar, que o seminário é gratuito e oferece 100 vagas.
Quem fará a articulação das teorias desses dois filósofos com o campo da educação, será o professor doutor da PUC-PR, Jelson Roberto de Oliveira. O seminário é divido em dois momentos. No período da tarde, será realizado o minicurso, tratando apenas a visão de Hans Jonas sobre a ética da responsabilidade. E a perspectiva de Nietzsche sobre a obra “O futuro das instituições de ensino” será discutida em uma conferência, no período noturno. As atividades ocorrerão no campus 1 da Unoesc Joaçaba, na sala 107 do bloco 2 e no auditório do bloco 4, respectivamente.
De acordo com os professores que coordenam esse evento, o seminário alia a iniciativa do professor Jelson de Oliveira de discutir o tema em outras universidades, sem custo algum, e a linha de pesquisa do Mestrado em Educação, “Processos Educativos”. O professor Oliveira desenvolve um projeto de pesquisa sobre esses autores e poderá, além do contato e das parcerias firmadas, contribuir com o aprofundamento teórico e os sentidos metodológicos que envolvem a educação, conforme explicou o professor Mauricio Farinon.
— O estudo do professor Jelson se encaixou perfeitamente no nosso projeto anual de formação, cujo tema é complexidade e educação. Dessa forma, será possível colocar em questão o papel das instituições de ensino, já que é possível perceber escolas de ensino básico e superior muito preocupadas com a instrumentalização e pouco preocupados com a formação — comentou.
Segundo o professor, a perspectiva ética de Hans Jonas e Nietzsche está totalmente vinculada a essa era complexa que vivemos: da tecnologia, dos problemas ambientais e do futuro da natureza humana.
Para o professor Clenio Lago, o pensamento de Nietzsche se preocupa também com o âmbito das diferenças, da pluralidade de valores que existe hoje. Antes as instituições estavam estruturadas na ideia de valores universais, e não tendo mais essa estrutura, que desafios se apresentam?
Deste modo, para refletir sobre os questionamentos que evolvem esse assunto, o Mestrado convida a todos, principalmente os alunos e professores de graduação e pós-graduação da Unoesc, para discutir a Filosofia e a Educação.