Página inicial O que acontece Mestrandos em Sanidade e Produção Animal elaboram informativo didático para alunos do Ensino Básico
Graduação Mestrado Xanxerê

Mestrandos em Sanidade e Produção Animal elaboram informativo didático para alunos do Ensino Básico

Os alunos das turmas 2020 e 2021 da disciplina Projetos de Apoio ao Ensino Básico do Mestrado em Sanidade e Produção Animal da Unoesc Xanxerê desenvolveram um informativo didático, com o tema “Saúde Única e a Produção de Leite”, sob orientação das professoras doutora Giovana Camillo e doutora Lilian Kolling Girardini. Esse material, assim como […]


Os alunos das turmas 2020 e 2021 da disciplina Projetos de Apoio ao Ensino Básico do Mestrado em Sanidade e Produção Animal da Unoesc Xanxerê desenvolveram um informativo didático, com o tema “Saúde Única e a Produção de Leite”, sob orientação das professoras doutora Giovana Camillo e doutora Lilian Kolling Girardini. Esse material, assim como outros já desenvolvidos na disciplina têm como objetivo auxiliar no ensino da educação básica, na área de saúde humana e animal, bem como a produção e bem-estar dos animais, transmitindo conhecimento e despertando nas crianças e jovens o estudo das Ciências.

Além da produção de materiais didáticos para apoio às escolas, a disciplina busca estruturar redes de cooperação entre as escolas e a universidade, fortalecendo a inserção do Mestrado em Sanidade e Produção Animal na comunidade. Neste ano, as apresentações e difusão dos materiais iniciaram em uma escola de Florianópolis, SC, cidade onde vive mestrando Dino Cesar Pereira Garcez. Ele realizou a visita de forma presencial na Escola Sabedoria Junior, onde participaram 14 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Além de entregar o informativo impresso, foram realizadas atividades interativas (desafio de palavras-cruzadas), com entrega de brinde associado ao leite (achocolatado).

Em outro momento a mestranda Jessica Hortencia Morinigo Cañiza que é de origem Paraguaia, realizou um bate-papo de forma on-line, com alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola General Andres Rodriguez, cidade de San Juan Bautista, estado de Misiones, Paraguai. No total, 11 alunos participaram da conversa. Foi apresentado um vídeo animado interativo e discutido sobre a importância do consumo de leite pelas pessoas, além de enviar o informativo na forma digital.

O aluno Dino Garcez comenta que ficou impressionado com o interesse despertado nos alunos sobre o tema.

— Ficou nítido durante a apresentação do informativo que confeccionamos, pois eles lançavam várias perguntas a todo momento, bem como realizavam comentários a respeito de suas experiências individuais.  Para mim, interagir com as crianças foi uma experiência única, é interessante ver como as crianças de hoje em dia são ágeis no pensamento e entendimento dos temas que lhe despertam a atenção — ressalta o mestrando.

A coordenadora pedagógica da escola, professora Sandra Mara Costa, destaca que o tema abordado foi bem diferente da rotina de disciplinas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, o que fez despertar bastante o interesse dos alunos e naturalmente a turma foi interagindo, fazendo perguntas e colocações que agregaram o tema discutido em sala.

— Percebemos que eles entenderam a importância da saúde animal e a relação com a nossa alimentação diária, levando assim também as descobertas para serem discutidas em casa com a família. Parabéns ao projeto e aos seus idealizadores por estarem proporcionando aos alunos este incentivo tão importante e fundamental para o nosso planeta, que é o cuidado com o nosso meio ambiente — reitera a coordenadora.

Já a mestranda Jessica Cañiza recorda a atenção das crianças durante a apresentação.

— Elas ficaram encantadas com esta dinâmica, queriam falar mais e mais. Também entenderam que o consumo de leite é muito bom para a saúde e a sua importância para o crescimento e desenvolvimento — relembra Jessica.

Conforme a professora Giovana Camillo, uma das coordenadoras do projeto, a partir do desenvolvimento desses materiais didáticos destacamos o importante papel do mestrado para a sociedade.

— O nosso mestrado vai além da do tema Sanidade e Produção animal e é nosso dever como pesquisadores e professores, juntamente aos nossos alunos, levar conhecimento referente às nossas áreas de atuação, à comunidade. E as crianças são o nosso elo com a sociedade, onde devemos “plantar” o conhecimento para ser difundido — finaliza a professora.

 As próximas apresentações serão realizadas nas escolas aqui da região de Xanxerê.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.