Mestrandos realizam visitação técnica em empreendimentos da região
Nos dias 8 e 9 de abril de 2022, alunos do Mestrado Profissional em Administração estiveram engajados em um roteiro de visitação em empreendimentos rurais, turísticos e inovadores dos municípios de Itapiranga e São João do Oeste. O roteiro contemplou visita às cervejarias artesanais Unsa Bier e Lassberg, ao projeto ASAS Agrofloresta de Ney Albring, […]
Publicado em 13/04/2022
Por Unoesc
Nos dias 8 e 9 de abril de 2022, alunos do Mestrado Profissional em Administração estiveram engajados em um roteiro de visitação em empreendimentos rurais, turísticos e inovadores dos municípios de Itapiranga e São João do Oeste. O roteiro contemplou visita às cervejarias artesanais Unsa Bier e Lassberg, ao projeto ASAS Agrofloresta de Ney Albring, ao Turismo Rural Stofel, à produção de biogás oriunda de dejetos de suínos instalada na propriedade de Vito Sausen, ao Centro Histórico Germânico, às Piscinas Termas São João e à maior igreja de madeira da América Latina com uma única torre. Foi efetuada uma conversa sobre indicadores de desenvolvimento econômico e sustentabilidade com o Prefeito de São João do Oeste, Vice-prefeito e Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga.
O programa enfatiza aspectos teóricos e procura estreitar a relação entre teoria e prática. Ao longo de dois fins de semanas anteriores os alunos fizeram uma imersão em aspectos teóricos acerca da evolução do tema da sustentabilidade, a necessidade de regeneração dos ecossistemas para a perenidade dos recursos naturais, a perspectiva de diretrizes emergentes como as ESG e economia circular, a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável e tensões que emergem entre produção, consumo, aspectos econômicos, sociais e ambientais na dinâmica da sociedade.
Para a professora Dra. Simone Sehnen, essa atividade possibilita compreender como organizações de distintos segmentos operacionalizam esses aspectos em diferentes níveis de engajamento e internalização de valores e princípios de sustentabilidade.
— Esse final de semana serviu como um laboratório de aprendizagem e compreensão das distintas possibilidades e caminhos para consolidação de sistemas produtivos sustentáveis — ressalta a professora.