Página inicial O que acontece Mobilidade Acadêmica integra câmara de Assuntos Internacionais do Núcleo de Fronteira de SC
Graduação Geral Joaçaba Xanxerê

Mobilidade Acadêmica integra câmara de Assuntos Internacionais do Núcleo de Fronteira de SC

A Unoesc integrou, recentemente, a câmara temática de Assuntos Internacionais do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina. A titular é a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni, e a suplente é a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, responsável pelo mesmo setor na Unoesc Xanxerê. O […]


A Unoesc integrou, recentemente, a câmara temática de Assuntos Internacionais do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina. A titular é a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni, e a suplente é a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, responsável pelo mesmo setor na Unoesc Xanxerê. O lançamento da câmara de Assuntos Internacionais ocorreu durante uma reunião do Núcleo, na manhã do dia 4 de abril, no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, divisa entre SC e Misiones, na Argentina.

A câmara irá debater assuntos internacionais em busca da integração transfronteiriça na faixa de fronteira. Esse é o nono grupo de trabalho criado pelo Núcleo, que já abrange as áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte.

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, afirma que a câmara de Assuntos Internacionais será um espaço para se debater a integração e os problemas comuns aos dois lados. Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a câmara também irá promover a aproximação entre os municípios.

— A câmara de Assuntos Internacionais soma-se ao Núcleo de Fronteira para reforçar os laços de amizade e parceria entre Santa Catarina e a Argentina, provendo o desenvolvimento mútuo de toda a faixa de fronteira em ambos os lados — disse Carlos Adauto Virmond.

Segundo a professora Kaline, no primeiro momento da reunião foram discutidas as intenções políticas do Núcleo e na sequência cada câmara compartilhou as ações já desenvolvidas. Nesse encontro, além do cônsul argentino e do diretor que representa todas as municipalidades da Argentina, estavam os representantes da Universidad de Misiones.

— Nós vamos fortalecer a cooperação internacional com a Argentina e tornar uma base forte para projetos de internacionalização do ensino superior com institutos e universidades. Pretendemos elaborar projetos que tenham algo em comum e ter um banco de dados com parceiros argentinos — comentou Kaline Zeni.

A reunião com todas as câmaras ocorre uma vez por semestre, o próximo encontro será em Maravilha. Entretanto, cada câmara tem uma agenda própria para realizar suas reuniões. Além da participação da professora Kaline no Núcleo, o professor do Mestrado em Administração, Rógis Juarez Bernardy, integra a câmara de Educação.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.