Mobilidade Acadêmica participa do 2º Seminário Mercosul Cidadão
A Mobilidade Acadêmica da Unoesc participou do 2º Seminário Mercosul Cidadão, evento que ocorreu em Chapecó no mês passado. Na oportunidade, a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, do campus de Xanxerê, representou a Coordenação Geral de Mobilidade da Unoesc. O Seminário foi promovido pela União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) e Prefeitura Municipal […]
Publicado em 15/05/2015
Por Unoesc
A Mobilidade Acadêmica da Unoesc participou do 2º Seminário Mercosul Cidadão, evento que ocorreu em Chapecó no mês passado. Na oportunidade, a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, do campus de Xanxerê, representou a Coordenação Geral de Mobilidade da Unoesc.
O Seminário foi promovido pela União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) e Prefeitura Municipal de Chapecó, com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Paralelo ao evento, aconteceu o 1º Encontro de Universidades do Mercosul, com a participação da Unoesc.
Entre as discussões de que a professora Irene participou, destacam-se o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES), com vistas à discussão e mapeamento da realidade do intercâmbio acadêmico nas universidades; programas de fomento ao intercâmbio e mobilidade acadêmica no âmbito do Mercosul e da América Latina; e parâmetros e diretrizes para a formatação de um programa de Mobilidade Acadêmica que resulte em maior relacionamento entre as IES.
Segundo a professora Irene, são diversas ações a serem desencadeadas pela Coordenação Geral de Mobilidade da Unoesc a partir da participação no evento.
— Após recebermos a Carta de Conclusão do 2º Seminário, que será enviada pela Reitoria de uma das universidades participantes no evento, iremos formar um grupo de trabalho para estudos e proposição visando ao Fórum de 2016. Além disso, durante o evento, pudemos estreitar relações com a Secretaria Geral da UPM, abrindo a possibilidade de a Unoesc sediar o 3º Seminário Mercosul Cidadão e o 2º Encontro de Universidades do Mercosul — afirmou.
Através disso, enfatiza a professora, pretende-se conhecer fundos de apoio para subsídios de projetos de Mobilidade voltados para Ensino, Pesquisa e Extensão.
— Destacamos a importância da representatividade institucional da Mobilidade Acadêmica em eventos que priorizem as temáticas voltadas aos projetos de internacionalização e que, assim, permitam aprimoramentos e correções de rumos estabelecidos em nosso planejamento estratégico — observa a professora Irene.