Mutirão retira lixo das margens dos rios em ação alusiva ao Dia Mundial da Água
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, em parceria com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Videira e VT Engenharia recolheu cerca de 350 quilos de lixo das margens do Rio das Pedras e Rio do Peixe, que banham o município de Videira. O mutirão contou com cerca de 30 […]
Publicado em 27/03/2018
Por Unoesc
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, em parceria com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Videira e VT Engenharia recolheu cerca de 350 quilos de lixo das margens do Rio das Pedras e Rio do Peixe, que banham o município de Videira. O mutirão contou com cerca de 30 voluntários que trabalharam na retirada de entulhos das mais diversas origens e muito material plástico como sacolas e garrafas pet descartadas indevidamente.
O evento foi idealizado como forma de reverenciar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, numa ação de conscientização para que cada cidadão descarte o lixo que produz de maneira adequada, não poluindo a natureza.
A professora Maria Rita Chaves Nogueira, coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, explica que lixo recolhido foi transportado até a empresa que faz a separação e reciclagem desse tipo de material, dando o destino adequado.
O trabalho foi realizado no Rio das Pedras, no trecho que passa atrás da prefeitura, e às margens do Rio do Peixe, na região que compreende o SESI até a Praça do Lazer, no centro da cidade.
— A maior quantidade de detritos foi retirada das margens do Rio das Pedras. Infelizmente, a situação ali é deplorável, numa clara demonstração de desrespeito de alguns com o meio ambiente — afirmou Maria Rita.
No entanto, ela explica que esta ação tinha como objetivo central, conscientizar as pessoas para a preservação e qual o papel de cada um, em respeitar os espaços públicos e bens comuns, conservado e mantendo-os sempre limpos.
— Foi muito positiva a participação das pessoas e a compreensão da mensagem que procuramos passar. Ao mesmo tempo, aproveitamos para informar que o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental tem a preocupação em formar profissionais cada vez mais comprometidos em encontrar solução para os problemas que afetam o meio ambiente, principalmente a poluição das nossas águas, recurso que vem sendo maltratado — completou.