Na universidade eram colegas, no mercado, sócios
A inquietação e vontade de empreender do egresso do curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó, Rodrigo Holl, o levaram a procurar junto ao orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), algo que pudesse fazer de forma independente e que o permitisse ser dono do próprio negócio. Ao ser provocado pelo orientando, o […]
Publicado em 05/11/2014
Por Unoesc
A inquietação e vontade de empreender do egresso do curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó, Rodrigo Holl, o levaram a procurar junto ao orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), algo que pudesse fazer de forma independente e que o permitisse ser dono do próprio negócio. Ao ser provocado pelo orientando, o professor Rafael Leite logo pensou na própria empresa, a Dotse, a qual ele conduzia sozinho, ao mesmo tempo que dividia seu tempo entre os negócios, a universidade e outros projetos particulares.
— A Dotse nasceu em 1997 e até 2011 era um exército de um homem só. Ela não podia mais crescer ou expandir, pois eu não tinha condições para isso sozinho, lembra o professor.
A vontade do estudante e a empresa do professor somaram-se à ideia de outro estudante Diego Rorig, que percebeu no setor de logística um nicho de mercado a ser explorado por profissionais da área de tecnologia. Na época, Chapecó contava apenas com uma empresa neste segmento. Aos poucos, a ideia começou a ganhar forma. Juntaram-se ao grupo, mais dois estudantes, Jackson Lunkes e Marcio Cenci, que hoje são os cinco sócios da Dotse.
Como na maioria dos casos, o início de uma nova empresa não é fácil. A vantagem dos jovens empreendedores foi que na área de tecnologia o maior investimento precisa ser em capital intelectual e, isso, eles tinham. Durante sete meses, desde a concepção do negócio até a efetivação do primeiro contrato, cada um deles permaneceu no emprego que já possuía. Atualmente, além dos sócios, a Dotse conta com quatro colaboradores e tem uma carteira com cerca de 70 clientes na área de logística e mais 30 em outros projetos.
A Dotse é uma empresa de desenvolvimento de software, que está situada em Chapecó. Tem como objetivo oferecer soluções inovadoras em tecnologia. Atua em diversos ramos do mercado por todo o Brasil, auxiliando empresas a trabalharem de forma mais dinâmica e segura. Focada na área de logística, a empresa utiliza avançadas técnicas e tecnologias para facilitar e melhorar a gestão das empresas, com base em serviços diferenciados e específicos de acordo com a necessidade de cada um.
Entre as diversas soluções desenvolvidas pela empresa está a versão 2.0 DotTransporter – Sistema de Gestão de Frotas. O software oferece controle total da frota e possibilita controle da empresa, com ferramentas que gerenciam viagens, abastecimentos, custos operacionais e administrativos, jornada do motorista, gerenciamento de pneus, emissão de documentos fiscais, rastreamento do veículo com integração por meio de equipamentos, entre outros.
Os empresários destacaram o apoio que sempre receberam da coordenação do curso enquanto estudantes e a importância que o ambiente universitário exerceu para que eles pudessem se conhecer, identificar afinidades e partir para a construção de um negócio sólido e que vem prosperando a cada dia.
— Embora sejamos todos egressos do curso de Sistemas de Informação, temos perfis diferentes, o que contribuiu para a concretização da sociedade, disseram.
Para o professor Rafael entregar a própria empresa na mão de estudantes foi desafiador, porém possível, uma vez que ele percebia características que considerava primordiais tanto na vida pessoal quanto profissional: proatividade e responsabilidade.
— Eles não esperaram a coisa acontecer. Correram atrás. Hoje, a empresa está nas mãos deles. Eu continuo exercendo um papel quase de orientador, mas eles aprenderam o que era necessário. Eles são programadores, mas foram estudar logística, mapas, gestão empresarial e estão aí fazendo o negócio acontecer, afirmou.