Página inicial O que acontece NAF da Unoesc realiza encerramento do Projeto de Educação Fiscal
Graduação Inserção Social Joaçaba

NAF da Unoesc realiza encerramento do Projeto de Educação Fiscal

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), Unoesc Joaçaba, esteve participando nessa quarta-feira, 31 de outubro, no Teatro Alfredo Sigwalt, do encerramento do Projeto de Educação Fiscal, que integra entidades públicas e privadas: a Unoesc, Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (Gered) e Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba. O projeto contemplou cerca de 300 alunos do […]


O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), Unoesc Joaçaba, esteve participando nessa quarta-feira, 31 de outubro, no Teatro Alfredo Sigwalt, do encerramento do Projeto de Educação Fiscal, que integra entidades públicas e privadas: a Unoesc, Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (Gered) e Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba. O projeto contemplou cerca de 300 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio.

Conforme explica a Secretária Municipal de Educação, Marilena Zanoello Detoni, o projeto surgiu a partir de um trabalho realizado no ano de 2017 na escola municipal Rotary em parceria com a Receita Federal.

— A escola trouxe a Receita Federal, para dentro da sala de aula para explicar sobre o mercado interno e externo, a fiscalização, a aduana, quem é a Polícia Federal, qual o trabalho deles. O projeto foi tão bem feito, e a repercussão tão boa que a própria Receita nos procurou para que fizéssemos um projeto maior que abrangesse não só uma escola, mas todas do munícipio além da rede estadual e foi assim que no final de 2017, em parceria com a NAF, a Gered e a Receita Federal demos início ao projeto de Educação Fiscal — reitera a secretária.

De acordo com a coordenadora do NAF de Joaçaba e Campos Novos, Marcia Marcondes Diniz de Freitas, o projeto que se desenvolveu durante todo o ano e contou com uma série de atividades. Inicialmente, se trabalhou a capacitação dos professores, para engajá-los ao projeto e levar conhecimento, dados e números sobre a questão dos tributos, teve também um concurso de redação, a visita ao depósito da Receita Federal, com palestra sobre o destino que se dá aos produtos apreendidos, uma gincana e concurso de oratória.

— Com o encerramento desse projeto, todos temos que agradecer porque conseguimos convergir quatro entidades de grande porte para um objetivo comum em prol da sociedade — enfatiza Marcia.

Para o auditor fiscal da Receita Federal e delegado adjunto em Joaçaba, Mauro Batista Neto, o Projeto de Educação Fiscal, procura aproveitar o potencial das instituições que estão envolvidas para acrescentar à escolarização dos jovens cidadãos, lições de cidadania fiscal.

— A nossa mensagem é tentar desmistificar aquela questão de que o tributo é ruim, de que ele é um assalto do estado para com o cidadão e mostrar que é uma coisa boa. O que nós precisamos ficar é alerta, justamente na fiscalização do emprego dos recursos, despertar essa consciência nos jovens e mostrar que, na verdade, o tributo é nada mais, nada menos, que a noção de coletividade, de você conviver e viver civilizadamente e exercer os seus direitos e cumprir os seus deveres — Explica Neto.

Já o Gerente Regional de Educação (GERED), José Junqueira de Carvalho destacou a importância do projeto e acrescentou que graças a essa ação e parceria de ótima qualidade foi possível uma mudança de hábito transformadora na vida dos adolescentes.

Para a Pró-reitora de Graduação, Lindamir Secchi Gadler, a prestação de serviços disponibilizados, tanto dos professores quanto dos alunos do curso de Ciências Contábeis, por meio do NAF, à comunidade e ao desenvolvimento regional é a realização efetiva do papel, que cabe a Unoesc desempenhar.

— Nós somos uma universidade comunitária, tudo o que nós fazemos é para desenvolver a região que nós atuamos então, nada mais oportuno do que termos esse núcleo de apoio fiscal e trabalharmos juntos — afirma Lindamir.

Ainda, segundo a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Ardinete Rover, a partir das atividades relacionadas ao consumo consciente, os alunos tomaram consciência sobre a sonegação fiscal e a corrupção, compreenderam que a exigência da nota fiscal na compra de produtos e serviços é de suma importância quando o retorno dos impostos dessas reverte em benefícios, como saúde, educação, saneamento básico, segurança pública.

—Cremos que tudo contribuiu para que os envolvidos tenham a consciência no pleno exercício da cidadania — reitera a coordenadora.

O evento de encerramento contou com apresentações culturais dos alunos e com a doação de mercadorias aprendidas pela Receita Federal à Escola vencedora da Gincana. A escola CERT foi a vencedora do primeiro lugar, e a Nuperajo ficou em segundo. Essas mercadorias serão destinadas para a realização de um bazar comunitário que tem por objetivo a arrecadação de dinheiro para benfeitorias na escola.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.