NAF Unoesc auxilia gratuitamente a comunidade na declaração do IRPF
Publicado em 28/03/2023
Por Unoesc
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc, por meio dos NAFs da Unoesc Campos Novos, Chapecó, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Xanxerê , Videira e São Miguel do Oeste, está auxiliando a população com as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Os atendimentos são feitos de forma on-line e totalmente gratuitos. O contribuinte cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (49) 3551-2055 via mensagem de texto, identificando-se com o nome, cidade de onde fala e qual o assunto que precisa.
— O primeiro contato e agendamento são feitos pelo WhatsApp, encaminhamos a relação da documentação necessária para resolver a situação do contribuinte, em seguida repassamos para uma pessoa da equipe, que vai dar as orientações para o cidadão — explica a coordenadora do NAF, Márcia Marcondes Diniz de Freitas.
Os atendimentos on-line tiveram início ainda na pandemia da Covid-19 e continuaram, pois possibilitaram expandir o número de pessoas auxiliadas. Junto aos mais de 50 acadêmicos que prestam o serviço, atuam cerca de 20 professores para verificar e conferir as declarações.
De modo geral, devem declarar o IRPF quem recebeu, em 2022, mais do que R$ 28.559,70, ou teve rendimentos isentos acima de 40 mil reais. Outras situações pontuais são esclarecidas após o contato pelo WhatsApp. O prazo final da Receita Federal para a entrega vai até o dia 31 de maio, e as equipes estarão atendendo por agendamento até o dia 8 de maio.
O NAF presta serviço de informações contábil e fiscal para toda a comunidade, mas realiza atendimentos essencialmente para cidadãos contribuintes de baixa renda.
— Lembramos que além do atendimento neste período de declaração do IRPF 2022, também auxiliamos quem porventura não declarou nos anos anteriores ou ainda precisa retificar alguma declaração — finalizou a professora.
SAIBA MAIS SOBRE O NAF UNOESC:
WhatsApp: (49) 3551-2055
E-mail: naf@unoesc.edu.br
Instagram: naf_unoesc
Facebook: NAF
*Texto: Alessandra de Barros/Ascom Unoesc