Página inicial O que acontece NAF Unoesc lança e-book com histórias em quadrinhos sobre cidadania fiscal

NAF Unoesc lança e-book com histórias em quadrinhos sobre cidadania fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc lançou o e-book “Heróis da Cidadania Fiscal: Quadrinhos que Transformam”. O material, que foi organizado pela professora Ana Lúcia Behrend Listone, editado e publicado pela Editora Unoesc, é resultado da parceria com a Receita Federal do Brasil – Delegacia da Receita Federal de Joaçaba com o objetivo de promover a conscientização fiscal entre os jovens. A obra pode ser acessada no link disponível no site da Editora Unoesc.

O concurso que deu origem às histórias em quadrinhos envolveu 26 escolas públicas e privadas, estaduais e municipais, das cidades de Águas Frias, Arroio Trinta, Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Fraiburgo, Herval d’Oeste, Iomerê, Joaçaba, Luzerna, Maravilha, Nova Erechim, Pinheiro Preto, Pinhalzinho, Salto Veloso, São Miguel do Oeste, Saudades, Tangará, Videira, Xanxerê e Xaxim.

Para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, o tema deste ano foi “Detetives Fiscais: Desvendando o Contrabando e Descaminho”. A proposta mostrou o papel fundamental dos detetives fiscais no combate ao contrabando e descaminho, por meio de investigações minuciosas e do uso de tecnologia avançada para proteger a economia e a segurança do país. Já para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o tema foi “Fronteiras Invisíveis: O Combate ao Contrabando e Descaminho pela Receita Federal do Brasil”, destacando os desafios enfrentados pela Receita Federal na defesa das fronteiras nacionais.

— Com histórias criativas e instigantes, alunos do Ensino Fundamental e Médio mergulharam no universo dos quadrinhos para abordar temas essenciais, como a arrecadação de tributos e o combate ao contrabando. Convidamos para que todos acessem o e-book e confiram essas aventuras — afirmou a coordenadora do NAF, professora Ana Lúcia Behrend Listone.