Página inicial O que acontece NAF Unoesc participa de Seminário de Cidadania Fiscal
Notícia Evento Geral

NAF Unoesc participa de Seminário de Cidadania Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc apresentou as suas boas práticas de curricularização da extensão no “Seminário Regional de Cidadania Fiscal e Encontro de Coordenadores do NAF” da 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), que ocorreu na sede da Delegacia da Receita Federal de Florianópolis, no dia 24 de setembro.

O evento foi direcionado para várias universidades do Paraná e de Santa Catarina que possuem o NAF. Participaram do evento os delegados da RF de Cascavel, Maringá, Curitiba e Blumenau, além de vários membros que são responsáveis pela disseminação da educação fiscal. Da Delegacia da RF de Joaçaba, estiveram presentes o delegado Mauro Batista Neto e os responsáveis pela Educação Fiscal, Lucas Machado de Figueiredo e João Vitor Batista Kury.

Após a abertura realizada pelo superintendente adjunto da 9ª Região Fiscal, Marcus Vinicius Pereira de Lacerda, pelo delegado da Delegacia da RF de Florianópolis, Sérgio Savaris, e pela delegada da Alfândega Florianópolis, Alessandra Padovani Matiel, ocorreu uma palestra inaugural com o professor Doutor Marciano Buffon com o tema “Tributação e desigualdade: a reforma constitucional de 2023 reduzirá a injustiça fiscal?”.

O NAF Unoesc apresentou as suas boas práticas para as demais Instituições de Ensino Superior (IES), como case de sucesso da Rede NAF, assim como a Universidade Estadual de Maringá e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná.  E ainda Cristine Reinbrecht, da Delegacia de Florianópolis, aplicou a dinâmica “A Ilha”, que tem como temática a cidadania fiscal, para alunos de uma escola pública.

No período noturno, na sede do Ministério Público de Santa Catarina, o professor Doutor Marcílio Hubner apresentou a palestra “E eu com isso?”. Na sequência, o Grupo Abaecatu apresentou a peça teatral intitulada “O auto da barca do fisco”, trabalhando de forma lúdica a educação fiscal.

— Eventos como esse são importantes para a disseminação das boas práticas e fortalecem toda a Rede NAF. Quanto à parceria com a Unoesc, tem fomentado ainda mais a mobilização da 9ª Região Fiscal, bem como para outras. Parabenizo toda a equipe da Unoesc — afirmou o delegado da RF de Joaçaba, Mauro Batista Neto.

— É muito importante fomentarmos o entendimento dos conceitos da cidadania e educação fiscal. Diante disso, por meio do trabalho do NAF, buscamos influenciar positivamente a vida de todas as comunidades da região de abrangência da Unoesc — ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider.

— Esses momentos são de extrema valia para a Universidade, tanto pela troca de conhecimento quanto pelas relações institucionais que são fortalecidas, quando apresentados os resultados e as boas práticas aqui consolidadas — enfatizou a vice-reitora da Unoesc Videira, professora Doutora Carla Fabiana Cazella.

O NAF é um acordo de cooperação entre a RF e as instituições de ensino, com o objetivo de disponibilizar orientação tributária e fiscal por estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O acordo também é um importante elemento da prática profissional para estudantes de diversos cursos, como Ciências Contábeis, Administração e Direito. ️

— Com todas as atividades que estão em desenvolvimento, até final de novembro estamos impactando mais de 10 mil estudantes cidadãos. O NAF Unoesc é um exercício de cidadania diária, com a disseminação e o engajamento da juventude, começando com os nossos estudantes da Unoesc — destacou a coordenadora do NAF Unoesc, professora Ana Lúcia Listone.

— Agradecemos o apoio da Delegacia da RF de Joaçaba nas ações que a Unoesc promove junto à comunidade. Essa convergência de esforços é a nossa maior lição de cidadania, em prol de um país melhor — reiterou a professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, que palestrou no evento apresentando as boas práticas realizadas pelo NAF Unoesc.