Núcleo de Apoio Fiscal da Unoesc Joaçaba realiza projeto de Educação Fiscal em escolas públicas
Nos dias 8 de fevereiro e 6 de março, 40 professores da rede Municipal e 60 da rede Estadual de ensino de Joaçaba participaram de um curso de Educação Fiscal promovido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba. A capacitação, faz parte do “Projeto Social de Educação Fiscal […]
Publicado em 09/03/2018
Por Unoesc
Nos dias 8 de fevereiro e 6 de março, 40 professores da rede Municipal e 60 da rede Estadual de ensino de Joaçaba participaram de um curso de Educação Fiscal promovido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba. A capacitação, faz parte do “Projeto Social de Educação Fiscal e Cidadania: Uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas em Joaçaba SC” e é uma parceria da Unoesc com a Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (GERED) e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de disseminar a educação fiscal.
Estiveram presentes nos eventos de lançamento, o pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Professor Fábio Lazzarotti, o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Professor Júlio Lyra, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis professora Ardinete Rover, a coordenadora do NAF Unoesc professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas, o delegado adjunto da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) de Joaçaba Mauro Batista Neto, a coordenadora do NAF Regional da Receita Federal Camila Dambros Caco, a representante da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba Juçara Edith Stefanes e a representante da 7ª Gerência Regional de Educação (GERED) Alessandra Magro.
— O projeto começou ainda em 2017. A Unoesc realizou ações nas escolas de Educação Básica Celso Ramos de Joaçaba, Vitório Roman de Vargem Bonita e Henrique Rupp de Campos Novos. Já a Receita Federal esteve na escola Rotary Fritz Lucht também de Joaçaba. Para esse ano ampliamos a abrangência do projeto, repassando a capacitação para os professores que trabalharão os temas em suas salas de aula — comentou a coordenadora do NAF Unoesc professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas.
O projeto tem como pilar central as atividades propostas pelos professores da rede municipal e estadual, sendo estes essenciais para o processo de desenvolvimento da educação fiscal, na medida em que atuam junto aos alunos e as famílias. A Receita Federal e a Unoesc estarão diretamente envolvidas nas atividades, apoiando as ações dentro das escolas.
— Esse movimento colaborativista demonstra um amadurecimento do sistema democrático. A iniciativa junto aos professores da rede municipal e estadual ampliará os resultados no que se refere ao conhecimento sobre educação fiscal e incentivará a participação social ativa —destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti.
A formação dos professores teve o enfoque na importância dos tributos e na gestão pública adequada para o desenvolvimento do país, ressaltando que a Unoesc tem como missão institucional a contribuição para o desenvolvimento regional.
— O projeto tem como finalidade central a promoção do exercício da cidadania, por meio da participação ativa do cidadão, com base no conhecimento. Nesse sentido, a ética fiscal tem um papel essencial para a formação e desenvolvimento do país que queremos — comentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Ardinete Rover.
Já o delegado adjunto da Receita Federal de Joaçaba Mauro Batista Neto, convocou os professores a acreditarem na relevância social dos tributos, ressaltando que a carga tributária brasileira é similar à de países desenvolvidos, no entanto, o retorno para a sociedade é que não se adéqua as necessidades da população, culminando na necessidade de fiscalização pela sociedade e melhor gestão pública.