Página inicial O que acontece Núcleo de Apoio Fiscal promove mais uma edição do Projeto de Educação Fiscal nas escolas
Graduação Inserção Social Joaçaba

Núcleo de Apoio Fiscal promove mais uma edição do Projeto de Educação Fiscal nas escolas

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), da Unoesc Joaçaba está desenvolvendo mais algumas atividades do Projeto de Educação Fiscal, com a integração de entidades públicas e privadas: a Unoesc, Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (Gered) e Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba. O projeto foi pensado em 2017 e implementado em 2018, […]


O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), da Unoesc Joaçaba está desenvolvendo mais algumas atividades do Projeto de Educação Fiscal, com a integração de entidades públicas e privadas: a Unoesc, Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (Gered) e Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba. O projeto foi pensado em 2017 e implementado em 2018, contemplando cerca de 270 alunos do 9º ano e 2º ano do Ensino Médio das escolas Nelson Pedrini, Governador Celso Ramos, Rotary Fritz Lucht, Nuperajo, Cert, Cefrei, Nossa Senhora de Lourdes.

Durante o primeiro semestre, na Unoesc foram realizadas a capacitações dos professores das escolas participantes, para adequar a inserção do tema educação fiscal por meio da interdisciplinaridade, além de palestras nas próprias escolas. A Receita Federal Delegacia de Joaçaba promoveu a visita dos alunos ao Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) e as entidades conjuntamente promoveram a participação das Escolas no Concurso de Redação com dois temas de educação fiscal: “A importância social dos tributos”, e, “Aduana, contrabando e descaminho”.

No concurso, foram quase 100 redações submetidas, das quais foram escolhidas as 18 melhores por colégio e por turma. Na última semana de agosto foram entregues os prêmios cedidos pela Receita Federal que foram um celular para o primeiro lugar e um tablet para o segundo.

A última fase do projeto ainda prevê outras atividades: o concurso de oratória com o apoio do Câmara Júnior Internacional (JCI), no dia 24 de setembro, uma Gincana interescolar no Parque Central de Joaçaba, no dia 11 de outubro, e o encerramento do projeto no Teatro Alfredo Sigwalt no dia 31 de outubro, com a entrega de mercadorias aprendidas pela Receita Federal a Escola vencedora da Gincana. Essas mercadorias serão destinadas para a realização de um bazar comunitário que tem por objetivo a arrecadação de dinheiro para benfeitorias na escola.

— Esse é um projeto, que envolve a integração de entidades essenciais para a sociedade no que tange ao desenvolvimento de consciência cidadã. Sobretudo no que se refere a tributos, que envolvem uma boa gestão e consciência pública. A Unoesc apoia e possibilita toda estrutura para iniciativas sociais como essa — enfatiza a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Já a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, ressalta que o exercício profissional do contador deve ser disseminado pelo exercício da cidadania.

— Um bom profissional é aquele que desempenha seu papel pensando nas mais diversas dimensões do desenvolvimento socioeconômico — afirmou.

Vencedores do Concurso de Redação

Escola Nelson Pedrini

9º ano

1º lugar: “A importância dos tributos” – Hélida K. Buratto

2º lugar: O papel da cidadania em comunidade” – Maria Eduarda de Mattos

2º ano

1º lugar: “A Aduana e o controle das fronteiras do Brasil” – Gabrieli Pasquali

2º lugar: “Aduana, contrabando e descaminho, é nosso problema!” – Letícia Blail

 

Escola Governador Celso Ramos

9º ano

1º lugar: “Por que pagamos tributos?” – Gabriel Luiz Carl

2º lugar: “A sociedade e os tributos” – Ketlin Assis

2º ano

1º lugar: “A fiscalização da Aduana” – Guilherme Piveta

2º lugar: “A importância da administração aduaneira” –  Bianca Longhini

 

Escola Municipal Rotary Fritz Lutch

9º ano

1º lugar:  “Missão dos tributos” – João Marcos Brandão

2º lugar: “Para você o crime fiscal compensa?” – Alexia S.B Kangenski

 

Escola CERT

9º ano

1º lugar: “A importância social dos tributos” – Camilly T. dos Santos

2º lugar: “A importância social dos tributos” – Camile Tedesco

 

Escola Nuperajo

9º ano

1º lugar: “A arrecadação dos impostos” – Josiéli Zamboni

2º lugar: “Pequenas corrupções” – Thamires Dal Zot

 

Escola Nossa Senhora de Lourdes

9º ano

1º lugar: “Cidadania x Tributos: progresso para o país” – Gustavo Ennerich Birck

2º lugar: “Pagar os tributos nos traz benefícios” – Milena A. Rodrigues

 

Escola CEFREI

9º ano

1º lugar: “Os tributos no Brasil” – Allan Santos da Silva

2º lugar: “Tributos são importantes para a sociedade” – Letícia A. S. Bitencourt

 

*com informações NAF

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.