Página inicial O que acontece Obra de ampliação e revitalização do Hospital Universitário Santa Terezinha é inaugurada
Graduação Geral Joaçaba

Obra de ampliação e revitalização do Hospital Universitário Santa Terezinha é inaugurada

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), referência para uma população de mais de 600 mil pessoas, de 55 municípios da região Meio-Oeste, inaugurou, nesta sexta-feira (8), seu novo prédio. A solenidade, em Joaçaba, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo. A obra iniciou em 2010 […]


O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), referência para uma população de mais de 600 mil pessoas, de 55 municípios da região Meio-Oeste, inaugurou, nesta sexta-feira (8), seu novo prédio. A solenidade, em Joaçaba, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.

A obra iniciou em 2010 e foi executada em cinco etapas. O novo prédio, que recebeu o nome de “Torre João Paulo II”, possui seis andares e contempla 87 novos leitos, além de centro cirúrgico, Hospital de Urgências (Hospital Dia), centro de nutrição e dietética, área pedagógica, setor de quimioterapia, entre outros serviços.

A fim de comemorar o momento de conquista para a região, que passará a contar com dependências mais modernas e completas na área da saúde, um grande evento foi promovido. Na oportunidade, como forma de agradecimento pelo apoio na concretização da obra, diversas pessoas receberam a homenagem “Amigo do HUST”. Ainda pelos serviços relevantes prestados a favor desta entidade, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, foram homenageados com a outorga do mérito HUST. O diretor geral, Adgar Bittencourt, também recebeu homenagem pela dedicação e empenho no comando da instituição.

O HUST, mantido pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), foi reconhecido por todas as autoridades, em seus pronunciamentos oficiais, como fundamental para toda a região, prestando serviços de qualidade à população.

Em seu discurso, o reitor da Unoesc fez questão de agradecer ao Governo do Estado pela parceria na ampliação e revitalização do HUST, bem como ao deputado federal Jorginho Mello. Parabenizou, ainda, o diretor Adgar pela forma como tem conduzido a gestão do hospital, cumprindo as metas e planejamentos da Funoesc com zelo e dedicação.

— É um orgulho ver que o hospital tem ajudado a resolver os problemas no setor da saúde em nossa região. O HUST está à serviço de uma população que vai muito além de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Esta ampliação é uma prova de como a parceria Governo do Estado e Instituição Comunitária gera resultados positivos. Que bom se tivéssemos no Brasil bons exemplos como esses em todos setores — falou o reitor.

O diretor Adgar Zeferino Bittencourt afirmou que a inauguração acontece em uma semana de muita felicidade para o hospital, que realizou na segunda-feira (4) uma captação histórica de órgãos, levando vida a oito pessoas. Equipes do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, e do Hospital Nereu Ramos, de Florianópolis, realizaram o procedimento, com a colaboração da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

— O hospital foi considerado muito adequado para este tipo de procedimento. O nosso objetivo é esse: salvar vidas, viver com as pessoas e, sobretudo, dar condições para que aqui possam nascer, recuperar sua saúde e responder ao seu momento final, quando se chega a hora de fazer a última viagem — comentou.

João Paulo Kleinübing, secretário estadual de Saúde, falou sobre o fortalecimento das estruturas nesta área em todo o Estado. Segundo ele, o investimento realizado no HUST é a demonstração clara do esforço do Governo para aumentar o número de especialidades em cada região de Santa Catarina.

— O novo Plano Catarinense de Oncologia, aprovado recentemente, prevê o serviço de radioterapia neste hospital a partir de 2018, com investimento do Governo Federal e apoio do Governo Estadual, demonstrando o quanto se vai avançando — reiterou o secretário.

O deputado federal representante da região Meio-Oeste, Jorginho Mello, falou do privilégio em poder contribuir, há muitos anos, com o Hospital Universitário Santa Terezinha, por meio de emendas parlamentares para destinação de recursos.

— Vou continuar fazendo e ajudando para que esse hospital seja dotado das melhores condições, visando a atender a nossa região, dando conforto às famílias e diminuindo as dificuldades delas — falou.

Também fez uso da palavra o prefeito em exercício de Joaçaba, Jucelino Ferraz. Ele comentou que o hospital não somente dobrou o seu espaço físico, mas sim as possibilidades de salvar vidas e fazer um trabalho extraordinário, como tem sido feito.

O governador de Santa Catarina encerrou os pronunciamentos. Colombo avaliou de forma positiva as conquistas na área da saúde no Estado, mas garantiu que ainda há muito a se fazer. Sobre a obra em Joaçaba, no HUST, citou a parceria positiva entre a Funoesc e o Governo do Estado, agradecendo ao presidente da Fundação, ao reitor da instituição e ao diretor do hospital.

— Foi muito boa a parceria com a comunidade de Joaçaba, pois encontramos parceiros que fizeram o trabalho com eficiência e o resultado está aqui. Para nós, gestores públicos, que trabalhamos sob pressão, são raros os momentos como este, em que se nota, de forma clara, a contribuição de todos a favor da comunidade — finalizou.

Após os discursos, os dirigentes da instituição e autoridades presentes realizaram o descerramento da fita e da placa inaugural da obra. O ato solene contou ainda com a participação do coral da universidade, regido pelo maestro Werno Klein, que entoou o Hino Nacional.

Com a ampliação e revitalização, o hospital passa a contar com 193 leitos, sendo que a demanda é de 160. Mais de cinco mil pessoas são atendidas mensalmente no HUST, que realiza cerca de 130 mil procedimentos de laboratório e diagnóstico por ano. A área construída da unidade, que era é de 6,2 mil metros quadrados, agora é 13 mil metros quadrados. O Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde, investiu R$ 11,2 milhões na obra. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.