Obra de grafite artístico é desenvolvida em muro de estacionamento
Acadêmicos do curso de Design da Unoesc Videira estão realizando uma atividade de Intervenção Urbana em muro no estacionamento do campus. Trata-se de um projeto de extensão, vinculado de modo transversal com os componentes de Desenho e Representação, Composição e Sketch e Render, utilizando os fundamentos e as práticas do design gráfico, dando nova vida para um […]
Publicado em 25/08/2021
Por Unoesc
Acadêmicos do curso de Design da Unoesc Videira estão realizando uma atividade de Intervenção Urbana em muro no estacionamento do campus. Trata-se de um projeto de extensão, vinculado de modo transversal com os componentes de Desenho e Representação, Composição e Sketch e Render, utilizando os fundamentos e as práticas do design gráfico, dando nova vida para um elemento arquitetônico que parecia desapercebido de todos.
Participam da ação, os estudantes das mais diversas fases do curso, inclusive alguns já diplomados, que abraçaram a ideia e se integraram à turma para desenvolver esse instigante trabalho artístico.
A atividade contou com a supervisão do professor Adriano Santos, que acredita no poder de transformação que o design proporciona, no aspecto visual, na inovação e na resolução de problemas.
— Atualmente, com a popularização do grafite nas intervenções urbanas, a técnica se renova com criatividade e expressão e ganha espaço, trazendo uma cultura pop para muros que antes eram brancos, cinzas, acimentados, monótonos e nada atrativos, para ceder espaço a desenhos e figuras do cotidiano — disse ele.
Adriano comenta que o projeto teve início em uma conversa informal no laboratório de desenhos, ocasião em que os acadêmicos do curso chegaram a um consenso sobre o estilo de arte a ser expressada. Com as ideias definidas, montou-se uma composição que está sendo interligada com sua paleta de cores, criando um link entre todos os desenhos desenvolvidos.
A coloração dos ambientes faz com que os espaços sejam mais acolhedores, alegres, imersivos e atraentes. A criatividade dos desenhos interativos faz com as pessoas se relacionem entre si e com a arte.
Segundo o professor, essa técnica amplia as capacidades de representação, a percepção visual e composição das formas, além de iniciar o aluno na produção de grafites em qualquer tipo de superfície, apresentando o universo da arte urbana, desenvolvendo o repertório gráfico e tridimensional para a manipulação das formas com responsabilidade e qualidade.
— Através do desenho é possível, em um espaço em branco, transmitir emoção, um sentimento, uma ideia, um conceito, uma inspiração, um movimento. Isto é Design — concluiu o professor responsavel pelo componente curricular.