Obras de Oscar Niemeyer inspiram acadêmico de design em Trabalho de Conclusão de Curso
Entre os objetivos do design estão emocionar as pessoas, resolver suas necessidades e atender as expectativas do público-alvo. Foram com essas finalidades que o egresso do curso de Design da Unoesc Videira, Maikon Dambrovski, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), projetando uma mesa, cuja base lembra a Catedral Metropolitana de Brasília. Orientado pela professora Michelle […]
Publicado em 17/06/2016
Por Unoesc
Entre os objetivos do design estão emocionar as pessoas, resolver suas necessidades e atender as expectativas do público-alvo. Foram com essas finalidades que o egresso do curso de Design da Unoesc Videira, Maikon Dambrovski, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), projetando uma mesa, cuja base lembra a Catedral Metropolitana de Brasília. Orientado pela professora Michelle Françoise Haswany de Almeida, ele conta que se inspirou nas grandes obras do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que sempre buscou o inusitado, o novo, o contemporâneo e aplicou um estilo único em suas criações.
— Busquei inspiração nas belas construções do arquiteto para criar produtos que pudessem fazer parte do mobiliário, trazendo a essência visual para os móveis e, consequentemente, valorizando ambientes em casas e escritórios — reiterou Dambrovski.
A mesa inspirada na Catedral Metropolitana de Brasília foi fabricada com materiais em MDF, tendo um tampo de vidro temperado redondo com silicone entre o MDF e o vidro, para não escorregar. Todo o processo de corte e montagem, explica o egresso, foi pensado em total aproveitamento do material, gerando menor custo e agressão ao meio ambiente.
— O mercado moveleiro busca encontrar produtos que emocionem, inspirem e que contem uma história por trás da estética. Na arquitetura existem várias obras que retratam tudo isso, em que os autores transformaram o concreto e o aço em obras de arte, motivos que me levaram a trabalhar nesse projeto — enfatiza.
A partir de agora, a ideia é buscar parcerias e apoio para desenvolver o produto em escala comercial. O egresso conta que já enviou o projeto para algumas empresas e está aguardando avaliação para possível produção, além de já ter se inscrito em concursos.
— Estou feliz com o resultado e com a aprovação pela banca de professores. E pretendo levar adiante, visto que com este projeto foi possível desenvolver outros modelos de mobiliário que atendem as expectativas dos apaixonados pelas obras de Niemeyer e com isso ficou possível levar para dentro das casas e escritórios, móveis com inspirações nas belas obras do arquiteto — finaliza.