Oficina de Saúde e Bem-Estar é ofertada durante a reinauguração da Apae de Iporã do Oeste
Publicado em 23/08/2023
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste participou da reinauguração do prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Caminho de Luz, de Iporã do Oeste. O evento, promovido pelos estudantes de Fisioterapia, contou com apresentações culturais e a Oficina de Saúde e Bem-Estar, com atividades de orientação em saúde, avaliação funcional e de bem-estar. Ao longo do dia, foram realizadas avaliações da força de preensão palmar, capacidade funcional de membros inferiores, análise da descarga de peso plantar, além de aplicações de técnicas miofasciais para relaxamento.
A estudante da 2ª fase, Luciane Zanini Staudt, destaca que a atividade não foi apenas um trabalho voluntário, mas sim um momento de aprendizado.
— Foi uma experiência incrível. Não foi somente um trabalho voluntário, mas uma somatória de momentos com atendimentos voltados à promoção da saúde, prevenção e orientação. Métodos de trabalho que vêm ao encontro do aprimoramento e estruturação na formação do profissional Fisioterapeuta. Cada detalhe na saúde e no acolhimento faz a diferença e pode transformar um simples momento em algo inesquecível para a comunidade — celebra Luciane.
A participação dos estudantes com comunidade pôde levar a informação de forma leve para os participantes. Como explica a estudante da 10ª fase, Matiéli Da Silva Borba.
— Participar de eventos na comunidade proporciona a nós, estudantes, um momento em que podemos aprimorar a nossa comunicação e sentir um pouco do que é ser um profissional Fisioterapeuta. É um momento para levar de forma leve e rápida a informação e educação em saúde para a comunidade, que nos faz criar novas perspectivas, a partir da interação e troca de experiências interpessoais. Para mim, que estou no último semestre do Curso, a visão é ainda mais ampla. A interação com a sociedade permite que sejamos vistos e conhecidos pelo nosso conhecimento e trabalho, criando também uma possível rede de networking — salienta Matiéli.
A professora Elisangela Cristofoli foi quem organizou e acompanhou os estudantes nas atividades. Ela aproveitou o momento para agradecer o convite da Apae Caminho de Luz, de Iporã do Oeste.
— Essas atividades favorecem o contado dos alunos com a comunidade, desenvolvendo competências necessárias para a atuação profissional, além de proporcionar benefícios para a população, por meio de ações de educação e promoção de saúde — finaliza Elisangela.