Página inicial O que acontece Oncologia é tema debatido no 3º Seminário de Integração Ensino Saúde e Sociedade
Graduação Seminário Joaçaba

Oncologia é tema debatido no 3º Seminário de Integração Ensino Saúde e Sociedade

O Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 27 de setembro, às 19h30min no auditório da Área das Ciências da Vida e da Saúde no campus 2, o 3º Seminário de Integração, Ensino, Saúde e Sociedade. O tema desse ano foi oncologia, a palestra foi ministrada pela enfermeira Lindalva França Lopes. Lindalva possui […]


O Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 27 de setembro, às 19h30min no auditório da Área das Ciências da Vida e da Saúde no campus 2, o 3º Seminário de Integração, Ensino, Saúde e Sociedade. O tema desse ano foi oncologia, a palestra foi ministrada pela enfermeira Lindalva França Lopes.

Lindalva possui graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro /UERJ. Atualmente é Tecnologista Plena – Enfermeira Líder do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Tem experiência como Enfermeira, tanto assistencial como em preceptoria, com ênfase em enfermagem em oncologia cirúrgica, em atividades da área de Cabeça e Pescoço (Oncologia Cirúrgica).

De acordo com a coordenadora do curso, Professora Doutora Fabiana Meneghetti Dallacosta, o objetivo do seminário é trabalhar questões que sejam relevantes tanto na área da saúde, dos serviços dos profissionais, quanto dos acadêmicos.

— Nossa região é destaque no atendimento do paciente oncológico, e é fundamental abordar um tema tão complexo que passa desde a atenção básica até área hospitalar — enfatiza Fabiana.

Para a palestrante da noite, que atua na área de emergência oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o trabalho do enfermeiro é imprescindível, porque é ele que tem o contato direto com o paciente, o médico faz a prescrição e o enfermeiro realiza esse cuidado seja ele invasivo ou de orientação, e para isso, segundo Lindalva, é necessário ter uma abordagem diferenciada, humanizada.

— O estigma do câncer ainda é muito presente nas pessoas, e nosso papel é mostrar a ele uma perspectiva de cuidado de tratamento e qualidade de vida— explica Lindalva

Já a acadêmica da 8º fase do curso de enfermagem Taline Masson, acredita que o seminário é enriquecedor, pois proporciona aos alunos a oportunidade de associar suas realidades com a de outros, além de poder partilhar conhecimentos e experiências os profissionais da área, Taline ainda enfatizou a importância do tema abordado, já que o hospital universitário é referência em oncologia na região.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.