Oncologia é tema debatido no 3º Seminário de Integração Ensino Saúde e Sociedade
O Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 27 de setembro, às 19h30min no auditório da Área das Ciências da Vida e da Saúde no campus 2, o 3º Seminário de Integração, Ensino, Saúde e Sociedade. O tema desse ano foi oncologia, a palestra foi ministrada pela enfermeira Lindalva França Lopes. Lindalva possui […]
Publicado em 01/10/2018
Por Unoesc
O Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 27 de setembro, às 19h30min no auditório da Área das Ciências da Vida e da Saúde no campus 2, o 3º Seminário de Integração, Ensino, Saúde e Sociedade. O tema desse ano foi oncologia, a palestra foi ministrada pela enfermeira Lindalva França Lopes.
Lindalva possui graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro /UERJ. Atualmente é Tecnologista Plena – Enfermeira Líder do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Tem experiência como Enfermeira, tanto assistencial como em preceptoria, com ênfase em enfermagem em oncologia cirúrgica, em atividades da área de Cabeça e Pescoço (Oncologia Cirúrgica).
De acordo com a coordenadora do curso, Professora Doutora Fabiana Meneghetti Dallacosta, o objetivo do seminário é trabalhar questões que sejam relevantes tanto na área da saúde, dos serviços dos profissionais, quanto dos acadêmicos.
— Nossa região é destaque no atendimento do paciente oncológico, e é fundamental abordar um tema tão complexo que passa desde a atenção básica até área hospitalar — enfatiza Fabiana.
Para a palestrante da noite, que atua na área de emergência oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o trabalho do enfermeiro é imprescindível, porque é ele que tem o contato direto com o paciente, o médico faz a prescrição e o enfermeiro realiza esse cuidado seja ele invasivo ou de orientação, e para isso, segundo Lindalva, é necessário ter uma abordagem diferenciada, humanizada.
— O estigma do câncer ainda é muito presente nas pessoas, e nosso papel é mostrar a ele uma perspectiva de cuidado de tratamento e qualidade de vida— explica Lindalva
Já a acadêmica da 8º fase do curso de enfermagem Taline Masson, acredita que o seminário é enriquecedor, pois proporciona aos alunos a oportunidade de associar suas realidades com a de outros, além de poder partilhar conhecimentos e experiências os profissionais da área, Taline ainda enfatizou a importância do tema abordado, já que o hospital universitário é referência em oncologia na região.