Página inicial O que acontece Orientação profissional é oferecida pelo curso de Psicologia a estudantes de Campos Novos
Graduação Inserção Social Joaçaba

Orientação profissional é oferecida pelo curso de Psicologia a estudantes de Campos Novos

No dia 14 de agosto, o curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba iniciou o Programa de Orientação Profissional na Escola Estadual Henrique Rupp, em Campos Novos. A atividade, realizada com 32 alunos do 3º ano do ensino médio, busca oportunizar o autoconhecimento e a tomada de decisão consciente quanto à escolha profissional. Uma palestra compreendeu a […]


No dia 14 de agosto, o curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba iniciou o Programa de Orientação Profissional na Escola Estadual Henrique Rupp, em Campos Novos. A atividade, realizada com 32 alunos do 3º ano do ensino médio, busca oportunizar o autoconhecimento e a tomada de decisão consciente quanto à escolha profissional.

Uma palestra compreendeu a primeira etapa do programa. Foram abordados na ocasião, assuntos como as influências que podem afetar a decisão do estudante, habilidades ou preferências que podem identificar aptidões, o que cada pessoa procura para sua vida profissional e como fazer esta escolha. Testes de personalidade e de interesses profissionais foram aplicados aos estudantes.

A atividade foi realizada pela psicóloga do Laboratório de Avaliação Psicológica da Unoesc, Ana Paula Rosa, com o apoio dos acadêmicos do curso Carlos Alexandre Campos, Mirian Ferreira e Ana Paula Mantovani. Segundo comentou a profissional, para decidir a profissão e o curso superior, é preciso buscar informações confiáveis sobre as profissões.

— O trabalho ocupa grande parte do tempo da vida das pessoas. Para que seja realizado de forma eficiente, é essencial que a escolha tenha sido consciente e coerente com os interesses e necessidades pessoais. É difícil escolher, entre uma série de opções, a que parece ser melhor naquele momento — falou.

Ana Paula ainda destaca, que uma boa escolha também implica em conhecer melhor a instituição de ensino onde pretende-se buscar a formação profissional, assim como a organização de trabalho.

— É necessário ter conhecimento das possibilidades de estudo e de trabalho — complementou a psicóloga.

As informações repassadas pelos alunos nos testes, servirão para embasar um laudo a respeito de cada adolescente, em que serão apontadas as áreas profissionais que possam atender aos seus objetivos. A entrega dos laudos ocorrerá na próxima sexta-feira (28).

— Nós não apontamos a profissão que cada estudante pode escolher, apenas sugerimos, a partir das informações repassadas por eles nos testes, que áreas profissionais poderiam coincidir com os seus interesses — finalizou. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.