Pacientes da Clínica Renal participam de atividades físicas orientadas
A Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do Curso de Educação Física, está proporcionando atividades físicas orientadas para cerca de 30 pacientes da Clínica Renal do Extremo Oeste. Todas as manhãs, de segunda-feira à sexta-feira, os pacientes realizam caminhadas, exercícios resistidos (força muscular), alongamentos e massagem. Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Fachineto, […]
Publicado em 03/10/2014
Por Unoesc
A Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do Curso de Educação Física, está proporcionando atividades físicas orientadas para cerca de 30 pacientes da Clínica Renal do Extremo Oeste. Todas as manhãs, de segunda-feira à sexta-feira, os pacientes realizam caminhadas, exercícios resistidos (força muscular), alongamentos e massagem. Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Fachineto, o objetivo é melhorar a resistência aeróbia, força muscular e a flexibilidade destas pessoas.
— Doenças renais provocam inúmeras alterações no corpo da pessoa e, entre a mais notável, está a perda da força muscular, que diminui a capacidade de realizar atividades diárias — destaca a professora.
De acordo com o médico da Clínica Renal, Gelson Antônio dos Santos, os exercícios físicos recuperam potencialidades das pessoas portadoras de doenças crônicas.
— Em situações de doença renal crônica e diálise é comprovado que a atividade física implica em maior capacidade de desenvolvimento em caminhadas e em melhor perfil bioquímico nas taxas de cálcio, fósforo, com fortalecimento ósseo — destaca o médico.
A dona de casa, Silvana de Mattos Cequeira, faz hemodiálise há 8 anos na Clínica Renal e começou, este ano, a participar do projeto. Ela afirma que já sente os benefícios.
— Os exercícios me deixam mais disposta e tenho maior qualidade de vida — garante a dona de casa.
O projeto é desenvolvido pela estudante da quarta fase do Curso de Educação Física, Dominique Beltrame, sob a coordenação da professora Sandra Fachineto. Além disso, o projeto conta com a participação de médicos, enfermeiras, nutricionista e de psicóloga.