Painel SC Que Dá Certo reúne empresários de sucesso em Videira
A Unoesc Videira foi parceira do grupo RBS TV, na realização do painel “SC Que Dá Certo”, na noite desta terça-feira (20), quando foram apresentadas histórias de sucesso de empresas dos mais variados segmentos. O debate contou com as presenças de Dorival Barbieri, da Baterias Pioneiro, Mario Faccin, da Master Agroindustrial, e Guilherme Grando, da Villaggio Grando, […]
Publicado em 22/06/2017
Por Unoesc
A Unoesc Videira foi parceira do grupo RBS TV, na realização do painel “SC Que Dá Certo”, na noite desta terça-feira (20), quando foram apresentadas histórias de sucesso de empresas dos mais variados segmentos. O debate contou com as presenças de Dorival Barbieri, da Baterias Pioneiro, Mario Faccin, da Master Agroindustrial, e Guilherme Grando, da Villaggio Grando, palestraram para um auditório lotado. Empresários e interessados pelo tema lotaram o auditório do campus, para conferir as estratégias dos painelistas que compartilharam histórias inspiradoras e os desafios de empreender.
Simplicidade
Dorival Barbieri, sócio-diretor e diretor industrial do Grupo Pioneiro, abriu o evento. Ele relembrou o início da empresa que foi fundada em 1989, em Treze Tílias e falou dos desafios, como o incêndio que atingiu a empresa em março deste ano. A Baterias Pioneiro iniciou com uma produção mensal de 150 baterias e hoje a meta é estar entre as quatro maiores fabricantes de baterias do Brasil.
O empreendedor falou sobre a importância da simplicidade. Ele lembrou que, assim como início do negócio, faz questão de estar junto com os seus funcionários. “O segredo é a simplicidade. Eu gosto de estar dentro da fábrica, conversar e cumprimentar cada funcionário”.
Determinação
O empresário Mario Faccin é fundador e diretor-presidente da Master Agroindustrial, fundada em 1994. “Eu trabalhei desde muito cedo, era o único que tinha carteira assinada. Todos os meus irmãos tinham o seu próprio negócio e eu nunca desisti de ter a minha empresa”.
A Master produz proteína suína que é fornecida para as maiores agroindústrias do país e chega aos lares dos brasileiros. O empreendedor destacou a importância de encarar os desafios. “Quem não assume riscos, não consegue crescer. Para empreender é ter preciso ter coragem”, afirmou.
Inovação
Guilherme Grando, diretor comercial da Villaggio Grando, falou sobre a importância da inovação para se destacar no mercado. A vinícola iniciou a produção no final dos anos 90 e hoje fabrica cerca de 260 mil garrafas por ano. “Nós passamos a investir em enoturismo e em tecnologia. A nossa vinícola foi a primeira do Brasil a utilizar QR Code”.
Para atrair o cliente para dentro da vinícola, que fica em Água Doce, a empresa implantou um heliporto e investiu em degustação e vinhos personalizados. Mas, para Guilherme o segredo do sucesso é um só: “O segredo está na força do trabalho. É nisso que nós acreditamos”, finalizou.
O evento conta com o apoio dos parceiros Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
— Foi uma oportunidade para que a classe empresarial e os acadêmicos dos vários cursos que marcaram presença, pudessem conhecer a trajetória desses empresários que começaram de maneira simples, e hoje comercializam seus produtos nos mercados nacional e internacional. È mais um aprendizado para todos e faz parte da missão da Unoesc apoiar e participar de iniciativas como essa que mostram o potencial da nossa industria. Agradecemos ao grupo RBS por escolher a Universidade para sediar o evento e estamos sempre abertos para outros projetos e eventos que valorizem o potencial econômico, cultural e social da nossa região — completou Ildo Fabris, vice-reitor da Unoesc Videira.
*Colaborou: Pricilla Back, assessora de imprensa do Projeto SC Que Dá Certo