Palestra aborda possibilidade de abatimento da pena pela leitura
O projeto de extensão “Direito e Cárcere – Remição da Pena pela Leitura”, desenvolvido no Presídio Regional de Xanxerê, desde 2016, inspirou a tese de doutorado da professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, professora da Unoesc Xanxerê e doutora em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pelo projeto, os internos podem ler até 12 […]
Publicado em 26/11/2021
Por Unoesc
O projeto de extensão “Direito e Cárcere – Remição da Pena pela Leitura”, desenvolvido no Presídio Regional de Xanxerê, desde 2016, inspirou a tese de doutorado da professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, professora da Unoesc Xanxerê e doutora em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Pelo projeto, os internos podem ler até 12 livros por ano. A cada exemplar lido são subtraídos quatro dias de pena. Após avaliar a escolaridade dos detentos, foram selecionadas obras da lista de clássicos da literatura, como O Pequeno Príncipe, Hamlet, Crime e castigo, A hora da estrela e A revolução dos bichos.
A professora Rossaly tem apresentado a tese em inúmeros eventos, inclusive científicos, e até internacionais. A exemplo do convite da 7ª Vara da Justiça Federal, em Florianópolis/SC, que tem competência de execução de pena, para uma palestra sobre o assunto. A atividade, realizada por videoconferência, ocorreu no dia 17 de novembro e reuniu participantes, entre servidores, estagiários e a juíza substituta da unidade, Doutora Micheli Polippo.
— Senti-me acolhida com afetividade tanto pela juíza, Doutora Micheli, quanto pelos servidores. O tema abordado provocou a interlocução com um misto de emoção e de alegria, mas de forma fluida, com falas potentes e reflexivas — comenta Rossaly.
Outra oportunidade surgiu por meio do convite do egresso do curso de Direito da Unoesc Xanxerê, Fernando Maciel, para conceder uma entrevista na Rádio Super Difusora.
— Fiquei feliz com o carinho da recepção dessa emissora e com o feedback afetuoso recebido dos ouvintes. Foi muito legal poder dialogar sobre meu trabalho em nossa cidade, respondendo a indagações inteligentes e bem articuladas — relata.
A professora destaca que, neste percurso, recebeu o apoio e a colaboração de muitas pessoas.
— Há muito a agradecer. Gratidão aos presos, a quem dediquei minha tese, aos servidores do Presídio Regional de Xanxerê, ao curso de Direito da Unoesc Xanxerê, ao Prof. Orientador, Dr. Sandro Braga, à UFSC e a todos que comigo contribuíram com essa pesquisa. Fernando Pessoa afirmou “Somos todos anjos de uma asa só, somente poderemos voar se nos abraçarmos uns aos outros”. Gratidão a tantos anjos que me auxiliaram!” — finaliza a professora.
Acesse a tese: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229231