Página inicial O que acontece Palestras, apresentações culturais e jogos interfases reúnem acadêmicos do curso de Educação Física
Graduação Evento Palestra Joaçaba

Palestras, apresentações culturais e jogos interfases reúnem acadêmicos do curso de Educação Física

O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 24 e 28 de abril, a 15ª Semana Acadêmica. Palestras, apresentações culturais, jogos interfases e sessão de cinema fizeram parte da programação. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação dos diplomados do curso. A exemplo dos anos anteriores, a Semana […]


O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 24 e 28 de abril, a 15ª Semana Acadêmica. Palestras, apresentações culturais, jogos interfases e sessão de cinema fizeram parte da programação. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação dos diplomados do curso. A exemplo dos anos anteriores, a Semana Acadêmica contou com o apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC). O Centro Acadêmico do curso também auxiliou na organização e logística das atividades.

A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (24), assim como as apresentações culturais com os acadêmicos da 5ª fase e os diplomados do curso. Neste dia e na terça (25) foram realizados os jogos interfases. Na quarta (26), os acadêmicos participaram da palestra “Construindo práticas pedagógicas inclusivas” com a professora Edite Sehnem, pedagoga, especialista em Educação Especial, que atuou na Federação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Durante a fala da professora, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir, tirando suas dúvidas e apresentando seus questionamentos.

— As práticas pedagógicas inclusivas têm muita relevância na área de Educação Física, pois o profissional se depara muito com essas questões no momento da sua ação em sala de aula, onde o objeto de estudo da Educação Física é o movimento humano, aperfeiçoamento da coordenação motora, competência motora e valências físicas. Além disso, os alunos com necessidades especiais precisam ser incluídos não só na Educação Física, mas na escola como um todo — comentou a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.

No dia seguinte, dia 27 de abril, o professor doutor do mestrado em Biociências e Saúde, Diego de Carvalho, ministrou a palestra “Bases biológicas do aprendizado e educação”.

— Quando trazemos professores de outros cursos, que atuam em outras áreas, ou palestrantes externos que compartilham suas experiências, estudos e saberes, isso agrega muito na formação profissional do nosso acadêmico. Essa troca de experiência amplia o conhecimento na área de Educação Física, dessa forma os profissionais estarão aptos para atuar significativamente na transformação da vida dessas pessoas e das crianças que estão inseridas na escola — afirmou Baretta.

No último dia da programação, 28 de abril, os estudantes assistiram ao filme “A alma da gente”. Essa sessão de cinema integra a programação do Cine Sesc e envolve as temáticas: cidadania, cultura, transformação pela arte e inclusão social.

O documentário mostra a rotina de treinos de um projeto de dança e a interação entre os participantes, que são adolescentes moradores da Favela da Maré. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto do evento em suas vidas e para ver se conseguiram conquistar os sonhos de infância.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.