Palestras e arraial marcam o encerramento do semestre da Uniti
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc participaram, na última semana, de palestras e festas juninas. As atividades marcaram o encerramento das aulas do primeiro semestre. Os alunos de São Miguel do Oeste e São José do Cedro participaram da palestra “Faça da Vida um Show” com o professor Roselei Angst. O […]
Publicado em 04/07/2019
Por Unoesc
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc participaram, na última semana, de palestras e festas juninas. As atividades marcaram o encerramento das aulas do primeiro semestre. Os alunos de São Miguel do Oeste e São José do Cedro participaram da palestra “Faça da Vida um Show” com o professor Roselei Angst.
O aluno Ivo Araújo diz que a palestra foi contagiante e que a Uniti está fazendo a diferença em sua vida.
— A Uniti me proporcionou a melhor fase da minha vida. Pensava que tinha muito conhecimento e que as minhas conquistas haviam terminado. Agora vi que tudo está iniciando. Aprendemos com grandes mestres sobre qualidade de vida, saúde, prevenção, amizades e sobre como lidar com frustrações — destaca o aposentado.
Segundo a coordenadora, professora Elis Regina Zanin, neste semestre, os alunos tiveram a oportunidade de discutir e reaprender temas relacionados à saúde, à qualidade de vida, ao planejamento financeiro, à alimentação, à Psicologia e ao Direito. Além disso, visitaram roteiros turísticos de Itapiranga e Anchieta.
— Contudo, acima das atividades formais, pode-se dizer que as aulas são como um encontro de sabedoria, em que as relações entre alunos e professores fortalecem a vontade de viver intensamente — ressalta a professora.
Em agosto, a Unoesc forma mais uma turma da Uniti.
— Avaliamos que essa passagem pela Universidade é muito mais que a realização de um sonho, é a concretização do que Albert Einsten citou: ‘viver é como andar de bicicleta, é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio’ — conclui a professora.
MARAVILHA
Para encerrar mais um semestre de muito conhecimento, os alunos da Uniti da Unoesc Maravilha participaram da palestra “Saúde: como mantê-la nos dias atuais?”, ministrada pelo professor, doutor Eduardo Ottobelli Chielle. Logo após, participaram da festa junina e degustaram de pratos típicos produzidos por eles.
A aluna Claudete Mocelin destaca que a palestra proporcionou novos conhecimentos para ter uma vida saudável.
— Neste tempo que frequento a Uniti, aprendi como cuidar da saúde, do meu bem estar e fiz muitos amigos — comenta a aluna.
Segundo a professora Dilva Benvenutti, o semestre foi muito positivo.
— Consolidamos o curso e o conceito de que precisamos aprender em todas as fases da vida. Procuramos sempre a melhoria contínua do processo, contamos com alunos munidos de experiências riquíssimas e saudáveis que nos reportam a atividades e conteúdos significativos — conclui a professora.
PINHALZINHO
Na Unoesc Pinhalzinho, os alunos participaram da palestra “Qualidade de vida e tratamentos naturais”, ministrada pelo professor doutor Alexandre Tiburski Neto. Para encerrar o semestre com muita diversão, os alunos também participaram da festa junina, que contou com desfile caipira. As vencedoras do desfile foram as alunas Arsenia Bernardi e Elvira Suttilli.
A aluna Dulce Seibel salienta que o semestre foi de conhecimento.
— Cada professor proporcionou um conhecimento novo. As viagens nos levaram a conhecer lugares diferentes e a fazer novos amigos — avalia.
Segundo a professora Lidiane Camiloti, durante o semestre, as aulas ajudaram o idoso a compreender o processo de envelhecimento, a criar harmonia e bem estar dentro da família, além de fortalecer vínculos e princípios familiares.
O professor Álvaro Cielo Mahl destaca a importância do projeto.
— A Uniti é uma experiência que transborda alegria, vontade de viver e de conviver. Os alunos participam das atividades com vontade e se sentem muito bem com os encontros proporcionados, aprendizados obtidos e amizades conquistadas — finaliza o professor.
As aulas da Uniti retornam, dia 31 de julho, em São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho.