Página inicial O que acontece Palestras e oficinas marcam seminário de Educação Física
Graduação Seminário Videira

Palestras e oficinas marcam seminário de Educação Física

O curso de Educação Física da Unoesc Videira realizou, entre os dias 17 e 19 de junho, o Seminário Integrado de Educação Inclusiva e Paradesporto, com palestra, relato de experiência e vivências práticas. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação de atletas, paratletas e convidados.  A abertura do evento, no dia 17, no auditório […]


O curso de Educação Física da Unoesc Videira realizou, entre os dias 17 e 19 de junho, o Seminário Integrado de Educação Inclusiva e Paradesporto, com palestra, relato de experiência e vivências práticas. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação de atletas, paratletas e convidados. 

A abertura do evento, no dia 17, no auditório da Unoesc, contou com o palestrante Jefferson Roberto Sebber, que explanou sobre o histórico da inclusão no país e no mundo, e a educação inclusiva no processo educacional. Finalizou relatando a caminhada do paradesporto e sua importância na qualidade de vida e saúde dos praticantes.

No dia 18, praticantes de paradesporto estiveram relatando suas  vivências relativas ao esporte a que cada um se dedica. Inicialmente, 2 paratletas da equipe Spartacus, praticantes de basquetebol em cadeira de rodas, falaram sobre autonomia, agilidade e força que o esporte proporciona. Comentaram ainda, sobre o custo elevado dessa modalidade, pois a cadeira é especial de alto valor financeiro, além de outras despesas advindas da prática de desporto.

Na sequência, Gustavo Brandalise, professor da AVEA-FMEV, relatou sobre seu trabalho e conquistas dos paratletas nos eventos que participam. Seis atletas contaram suas histórias, apresentando experiências em cada modalidade que praticam, caso de bocha adaptada e futsal. Na mesma noite, a professora de libras da Unoesc, Dirlei Weber, socializou sua experiência como docente no colégio Mater Dolorum, em Capinzal, juntamente com paratletas, com síndrome de down e deficiência visual, que a acompanharam e expuseram sobre suas vivências no paradesporto.

Para finalizar o seminário, no dia 19, no núcleo de práticas esportivas da Unoesc, o palestrante Sandro Alberto Plauda realizou oficinas com práticas do paradesporto, como atletismo adaptado —arremesso de peso, disco, dardo e corrida com batedor—, bocha, voleibol e futsal adaptado e gollball, único esporte criado somente para o paradesporto.

— Essa troca de experiência amplia o conhecimento na área de Educação Física e, dessa forma, os profissionais estarão aptos para atuar significativamente na transformação da vida dessas pessoas— finalizou a professora Ederlei Zago, coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Videira.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.