Palestras e oficinas marcam seminário de Educação Física
O curso de Educação Física da Unoesc Videira realizou, entre os dias 17 e 19 de junho, o Seminário Integrado de Educação Inclusiva e Paradesporto, com palestra, relato de experiência e vivências práticas. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação de atletas, paratletas e convidados. A abertura do evento, no dia 17, no auditório […]
Publicado em 24/06/2019
Por Unoesc
O curso de Educação Física da Unoesc Videira realizou, entre os dias 17 e 19 de junho, o Seminário Integrado de Educação Inclusiva e Paradesporto, com palestra, relato de experiência e vivências práticas. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação de atletas, paratletas e convidados.
A abertura do evento, no dia 17, no auditório da Unoesc, contou com o palestrante Jefferson Roberto Sebber, que explanou sobre o histórico da inclusão no país e no mundo, e a educação inclusiva no processo educacional. Finalizou relatando a caminhada do paradesporto e sua importância na qualidade de vida e saúde dos praticantes.
No dia 18, praticantes de paradesporto estiveram relatando suas vivências relativas ao esporte a que cada um se dedica. Inicialmente, 2 paratletas da equipe Spartacus, praticantes de basquetebol em cadeira de rodas, falaram sobre autonomia, agilidade e força que o esporte proporciona. Comentaram ainda, sobre o custo elevado dessa modalidade, pois a cadeira é especial de alto valor financeiro, além de outras despesas advindas da prática de desporto.
Na sequência, Gustavo Brandalise, professor da AVEA-FMEV, relatou sobre seu trabalho e conquistas dos paratletas nos eventos que participam. Seis atletas contaram suas histórias, apresentando experiências em cada modalidade que praticam, caso de bocha adaptada e futsal. Na mesma noite, a professora de libras da Unoesc, Dirlei Weber, socializou sua experiência como docente no colégio Mater Dolorum, em Capinzal, juntamente com paratletas, com síndrome de down e deficiência visual, que a acompanharam e expuseram sobre suas vivências no paradesporto.
Para finalizar o seminário, no dia 19, no núcleo de práticas esportivas da Unoesc, o palestrante Sandro Alberto Plauda realizou oficinas com práticas do paradesporto, como atletismo adaptado —arremesso de peso, disco, dardo e corrida com batedor—, bocha, voleibol e futsal adaptado e gollball, único esporte criado somente para o paradesporto.
— Essa troca de experiência amplia o conhecimento na área de Educação Física e, dessa forma, os profissionais estarão aptos para atuar significativamente na transformação da vida dessas pessoas— finalizou a professora Ederlei Zago, coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Videira.