Palestras e outras atividades marcam retorno da Uniti em Videira
A Unoesc Videira recepcionou na tarde desta quarta-feira (19), os calouros e veteranos do Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti). A cerimônia de abertura, realizada no auditório do campus, contou com a presença do vice-reitor Ildo Fabris, do diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Gilson Leidens, coordenadores de cursos e professores que ministrarão as […]
Publicado em 21/02/2019
Por Unoesc
A Unoesc Videira recepcionou na tarde desta quarta-feira (19), os calouros e veteranos do Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti). A cerimônia de abertura, realizada no auditório do campus, contou com a presença do vice-reitor Ildo Fabris, do diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Gilson Leidens, coordenadores de cursos e professores que ministrarão as aulas. A tarde ainda, foi abrilhantada pela fala do professor e psicólogo Clayton Zanella e da pastora Francini da Igreja Luterana.
Durante a abertura, o professor Ildo Fabris, vice-reitor da Unoesc Videira, deu as boas-vindas e enalteceu que a Unoesc possui projetos para dar continuidade ao programa, oferecendo aos formados possibilidade de continuar seus estudos na instituição com a Pós-Uniti.
— Recentemente realizamos a formatura com a entrega de certificados para mais uma turma de acadêmicos do Uniti, programa que implantamos há cerca de três anos e vem recebendo expressivo número de alunos. Agrademos a preferência e reforçamos o compromisso em buscar a excelência em todos os níveis de ensino — ressaltou o vice-reitor.
O programa é destinado a pessoas com mais de 50 anos de idade e trabalha áreas voltadas à melhoria da qualidade de vida, aliadas a conhecimentos gerais, informática para relações interpessoais, bem-estar, viagens de turismo entre outros.
— O curso da Uniti tem como objetivo valorizar os que atingiram a idade da maturidade, propiciando-lhes dicas de bem-estar, transmitindo energia e despertando interesse em bem viver — segundo a professora Magali Beatriz Augusto, coordenadora do programa.
Ela explica que a educação, até bem pouco tempo, era direcionada aos mais jovens, pois se acreditava que o ser humano desenvolvia toda a sua capacidade de aprender exclusivamente na infância.
— Hoje, sabemos que o desenvolvimento intelectual acontece durante a vida toda. Apesar das alterações ligadas ao envelhecimento, a idade da maturidade pode ser vivida com avanços e muitas conquistas — enfatizou Magali.
Após a aula inaugural para os calouros e a primeira aula do ano para os veteranos, todos foram recepcionados com coquetel acompanhado de uma boa conversa e confraternização entre os participantes do programa.