Parceria desenvolverá projeto de orientação vocacional nas escolas da Gered de Videira
Através de projeto de extensão universitária, a Unoesc Videira levará orientação vocacional para estudantes do ensino médio nas escolas públicas da região de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional. O trabalho será desenvolvido pelo curso de Psicologia e atenderá cerca de 1200 alunos de terceiro ano, em 13 escolas localizadas nos municípios de Videira, […]
Publicado em 16/02/2017
Por Unoesc
Através de projeto de extensão universitária, a Unoesc Videira levará orientação vocacional para estudantes do ensino médio nas escolas públicas da região de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional. O trabalho será desenvolvido pelo curso de Psicologia e atenderá cerca de 1200 alunos de terceiro ano, em 13 escolas localizadas nos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta. O projeto será desenvolvido em três etapas pelos professores psicólogos Gustavo Dal Pizzol e Fabiana Picolli Dagostini, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2017, conforme cronograma já estabelecido.
Em 2016, um projeto piloto foi realizado na escola de Educação Básica Estadual Professora Adelina Régis em Videira, atendendo cerca de 110 estudantes concluintes do Ensino Médio e serviu de base para expandir para as demais escolas da região através de parceria firmada com a 9ª Gered.
Na tarde desta quarta-feira (15), com o objetivo de oficializar a nova proposta, a gerência de Educação esteve reunida com a coordenação do curso de Psicologia e dirigentes da Unoesc, em que participararam a Gerente Regional de Educação Rita de Cassia Soares, Nair Kulkamp de Souza, coordenadora de Ensino Médio e Alessandra Naffin Taschek, supervisora de políticas públicas e planejamento educacional da Gered, o diretor de Graduação da Unoesc Gilson Luiz Leidens, o vice-reitor Ildo Fabris, a coordenadora do curso de Psicologia Taisa Trombetta DeMarco e o professor Gustavo Dal Pizol.
Metas do programa
Conforme a professora Taisa Trombetta DeMarco, um dos grandes dilemas dos jovens ao concluir a educação básica, é a escolha de uma profissão.
— Eles encontram muitas dificuldades para decidir sobre qual, entre centenas de opções de escolha profissional, será a sua e, nesse contexto, o projeto procura auxiliar o estudante. O que se percebe no cotidiano é que o jovem escolhe, mas sem ter consciência das influências e pressões que sofre, sem ter todas as informações sobre a profissão que está escolhendo. Por isso, a tarefa da orientação profissional é auxiliar o momento da escolha do jovem, ajudando-o a compreender essa situação específica, quanto aos aspectos pessoais, familiares e sociais — afirma.
Já o professor Gustavo Dal Pizzol ressalta que a proposta por meio desses encontros, é assistir o jovem através da orientação na solução das dificuldades que enfrenta para escolha profissional.
trabalho conjunto para o desenvolvimento regional
Para o vice-reitor Ildo Fabris, o papel da universidade deve estar focado sempre no desenvolvimento regional, onde a Unoesc está inserida, e parcerias são fundamentais para alcançar o resultado almejado.
— A parceria firmada para realização do projeto é mais uma iniciativa conjunta em favor da educação regional e vamos buscar novos convênios com outras entidades e instituições. Esse é o papel da universidade e queremos agradecer o apoio recebido da Gered para levarmos o programa para escolas de sua área de abrangência. O resultado será altamente positivo — destaca o vice-reitor Ildo Fabris.
Da mesma forma, a gerente de Educação Rita de Cassia Soares aponta que o respaldo e a credibilidade que a Unoesc tem mostrado ao longo de sua existência, e através de parecerias já firmadas, reforça ainda mais a necessidade de buscar o apoio para desenvolver projetos que oportunizem ampliar o conhecimento e oferecer aos jovens a possibilidade de fazer a escolha certa da profissão pretendida.
— É importante para nós saber que todos os alunos dos terceirões das escolas da nossa região terão essa possibilidade. Essa proposta vem ao encontro de uma necessidade muito grande em nossas escolas, sendo um trabalho cientifico com todo o rigor e que certamente impactará na vida futura de cada um deles — comenta.