Parceria entre Curso de Psicologia e CIEE proporciona orientação profissional para jovens aprendizes
A escolha profissional é muito importante na vida do jovem, desta forma é essencial que seja consciente e coerente com os interesses e necessidades pessoais. No momento da decisão é normal o surgimento de dúvidas sobre a área em que se deseja atuar, o curso que será feito, sem contar que, pode haver ainda, a influência […]
Publicado em 27/03/2018
Por Unoesc
A escolha profissional é muito importante na vida do jovem, desta forma é essencial que seja consciente e coerente com os interesses e necessidades pessoais. No momento da decisão é normal o surgimento de dúvidas sobre a área em que se deseja atuar, o curso que será feito, sem contar que, pode haver ainda, a influência dos amigos e dos pais, que com intuito de auxiliar, às vezes, acabam projetando seus próprios sonhos e desejos nos filhos.
De modo a auxiliar os Jovens que frequentam o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Joaçaba a fazer essa escolha, no dia 21 de março, nas dependências do Ambulatório Médico Universitário (AMU) teve início o Processo de Orientação Profissional fruto da parceria entre o Curso de Psicologia e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Joaçaba.
Por meio da parceria, os aprendizes matriculados terão sete encontros nos quais serão trabalhados: aplicação de testes psicológicos, dinâmicas de grupo, estratégias de autoconhecimento, percepção de aptidões, entre outras técnicas, para identificar tendências que norteiem suas escolhas profissionais.
De acordo com a educadora de jovens aprendizes do CIEE Franciely da Silva Cavalli, para decidir a profissão e o curso superior, é preciso buscar informações confiáveis sobre as profissões, mercado de trabalho e tendências, cotidiano da profissão e ambientes de trabalho, bem como a instituição de ensino onde se pretende buscar a formação profissional e por isso, a importância do projeto.
— Nesse sentido o processo vem de encontro com a harmonização desses conhecimentos de si e das profissões, possibilitando uma escolha mais coesa para o jovem — comentou a educadora de jovens aprendizes do CIEE Franciely da Silva Cavalli.
Para a professora do curso de psicologia, Ana Paula Rosa, os acadêmicos também saem ganhando.
— O Curso de Psicologia procura ofertar ações para a comunidade com o objetivo de associar a teoria com a prática, desta forma, os acadêmicos que conduzem o Grupo de Orientação Profissional, tem a possibilidade de exercitar o papel de psicólogo/orientador profissional, se capacitar para a realização de diagnóstico de orientabilidade, com utilização de instrumentos e técnicas específicas do campo da Orientação Profissional, identificando seus limites e suas possibilidades e a partir daí possam também perceber as dificuldades e possibilidades dos orientandos — Comentou a psicóloga Ana Paula Rosa.
As acadêmicas Edinéia Viganó, Paula Fernanda e Tatiane Lasta, comentam sobre o projeto:
— Essa atividade com o grupo de Orientação Profissional, contribui para nossa formação profissional, pois proporciona a nós estagiárias de psicologia a ampliação dos conteúdos teóricos curriculares e a articulação com a prática — afirmaram.