Parque Nacional do Iguaçu recebe viagem de estudos do curso de Ciências Biológicas
Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da Unoesc Xanxerê, acompanhados pelas professoras Francielle Garghetti Battiston e Silvia Mara Zanela Almeida, realizaram viagem de estudos a Foz do Iguaçu. Na oportunidade, visitaram, monitorados por profissionais biólogos, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região da barragem, uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica do […]
Publicado em 19/10/2016
Por Unoesc
Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da Unoesc Xanxerê, acompanhados pelas professoras Francielle Garghetti Battiston e Silvia Mara Zanela Almeida, realizaram viagem de estudos a Foz do Iguaçu.
Na oportunidade, visitaram, monitorados por profissionais biólogos, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região da barragem, uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica do Brasil (do tipo estacional semidecidual) e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.
Além disso, conheceram o Parque das Aves Foz Tropicana, o Refúgio Biológico Bela Vista e os laboratórios ambientais da Usina Itaipu, locais que proporcionam aos profissionais biólogos uma riqueza de conhecimento científico, nas suas diferentes áreas de atuação.
Segundo a coordenadora do curso, professora Francielle Garghetti Battiston, o biólogo possui um amplo campo de trabalho. Atualmente, este profissional tem se direcionado para os fatores ambientais, sociais e econômicos, ao lado das inovações tecnológicas.
— Assim, o profissional deve ter a capacidade de compreender, raciocinar, tomar decisão e trabalhar em equipe. Para atender a essas exigências, além do acompanhamento direto dos docentes em sala de aula, as viagens de estudo e visitas técnicas são ferramentas essenciais para a formação dos acadêmicos — justifica.
Na avaliação da coordenadora, a viagem atingiu seus objetivos.
— Os acadêmicos puderam ter uma visão prática de técnicas utilizadas em Unidades de Conservação, projetos ambientais, impactos ambientais e sociais causados pela ação do homem e também o desenvolvimento econômico da região. Além disso, atividades desta natureza reforçam a qualidade do ensino que o curso de Ciências Biológicas oferece a seus acadêmicos, também apresentando a eles oportunidades de futuros estágios para sua formação — analisa.