Página inicial O que acontece Pedro Uczai faz palestra ao corpo técnico-administrativo da Unoesc
Geral Reitoria Graduação Joaçaba

Pedro Uczai faz palestra ao corpo técnico-administrativo da Unoesc

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) esteve na Unoesc Joaçaba nesta quarta-feira (10) conversando com o corpo técnico-administrativo a respeito das universidades comunitárias e o novo contexto onde elas estão inseridas a partir da aprovação da segunda fase do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). O caminho percorrido […]


O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) esteve na Unoesc Joaçaba nesta quarta-feira (10) conversando com o corpo técnico-administrativo a respeito das universidades comunitárias e o novo contexto onde elas estão inseridas a partir da aprovação da segunda fase do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies).

O caminho percorrido para a aprovação do novo marco das universidades comunitárias, conquistado este ano, foi um dos temas abordados. O deputado também explicou a importância da conquista para as instituições, principalmente as catarinenses.

— Só tivemos esta vitória porque os reitores se uniram e tornaram-se um ator político, reivindicando as necessidades que eram de todos. Hoje o MEC reconhece as universidades comunitárias e lhes abre as portas — frisou.

De acordo com o procurador da Unoesc, professor Osmar De Marco, que falou em nome do reitor Aristides Cimandon, Uczai foi incansável na defesa das universidades comunitárias.

— [O trabalho dele ] começou com as comunitárias, depois o Proies, que na segunda fase nos permitiu acertar pendências do Imposto de Renda. No Judiciário estávamos tentando há 14 anos. Pela via política, em três anos resolvemos. Somos muito gratos — afirmou.

Uczai falou ainda sobre a aprovação do FIES para os cursos de Mestrado e Doutorado e afirmou que, para que estes alunos se formem é preciso dinheiro público. Descontraído, ele lembrou que já foi candidato a reitor da Unoesc, quando concorreu com o professor Luiz Carlos Lückmann e acabou tornando-se vice-reitor de Pesquisa e Extensão, em Chapecó.

— O Cimadon me diz hoje que foi bom eu ter perdido porque hoje podemos contar com as Bolsas do Artigo 170 — brincou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.