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Pesquisa apresenta resultados do impacto da Pandemia na Educação do Município de Chapecó

No dia 14, na sala de reuniões do Ponto.Zero da Unoesc Chapecó, foi realizado o lançamento do e-book “Impactos da Pandemia na Educação do Município de Chapecó e da Rede de Interlocução de Ensino”. O evento contou com cerca de 50 participantes, entre eles a Sra. Mayumi Kuramoto representando o Instituto BRF (IBRF), o professor […]


No dia 14, na sala de reuniões do Ponto.Zero da Unoesc Chapecó, foi realizado o lançamento do e-book “Impactos da Pandemia na Educação do Município de Chapecó e da Rede de Interlocução de Ensino”. O evento contou com cerca de 50 participantes, entre eles a Sra. Mayumi Kuramoto representando o Instituto BRF (IBRF), o professor Dr. Carlos Eduardo de Carvalho representando a Unoesc, além dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, gestores e coordenadores das Escolas Públicas e Privadas, organizadores e autores dos artigos que compõem o e-book e imprensa local.

Após as falas iniciais, a professora Dra. Marineiva Moro Campos de Oliveira fez uma reflexão sobre “A educação: um caminho nada suave” e, em seguida, os agradecimentos a todos os envolvidos na produção.

O objetivo do projeto foi investigar a realidade e as experiências vivenciadas por gestores, professores e alunos, nos níveis de ensino da Educação Básica da Rede Pública e Privada do Município de Chapecó e lançar uma “Rede de Interlocução de Ensino”. Participaram deste estudo 136 escolas, 837 alunos do 8º ano e do 3º ano, 598 professores desde o Ensino Infantil ao Ensino Médio e 123 gestores das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular.

O e-book foi organizado pelos professores da Unoesc, Mariluce Poerschke Vieira, Camilia Susana Faler, Carla de Almeida Martins Basso e Sergio Begnini, e com a participação de mais de 30 autores apresentando diversas pesquisas nas seguintes temáticas:

“Ações do poder público no setor educacional frente a pandemia Covid-19”, “Gestão Escolar na Pandemia: Desafios e Estratégias para a Educação em Chapecó/SC”, “Experiências de Professores Alfabetizadores dos Anos Iniciais em Período de Pandemia da Covid-19: Desafios e Possibilidades”, “Educação infantil na pandemia de covid-19: aprendizagem e contexto de trabalho das redes de ensino de Chapecó/SC”, “A educação na pandemia: um complexo de contradições frente ao meio técnico-científico-informacional no município de Chapecó (SC)”, “Um panorama acerca do processo de inclusão no contexto da pandemia covid-19 nas escolas do município de Chapecó/SC”, “Pandemia covid-19: olhar dos alunos em relação ao processo ensino aprendizagem e avaliação”, “Saúde física e mental dos alunos da educação básica pós pandemia Covid-19” e “Professores de educação básica e os níveis de ansiedade e depressão pós-pandemia”

— Em 2021, o mundo mencionava um lastro de consequências da Covid-19 na área da educação, nas diferentes perspectivas – ensino-aprendizagem, evasão escolar, dificuldade em acessar as tecnologias, fragilidades e acirramento na saúde mental de professores e alunos, e em Chapecó será que as problemáticas seriam essas? Tendo a Universidade a pesquisa como um dos seus pilares e um quadro de professores com vasta experiências articulou-se o trabalho — destacou um dos professores participantes.

Para acessar, basta clicar no link.

Lançamento “Rede de Interlocução de Ensino do Município de Chapecó e região”

Finalizando o evento, o professor Jackson Luiz Matte, organizador da Plataforma On-line de Aprendizagem lançou a “Rede de Interlocução de Ensino do Município de Chapecó e região”. 

 — Esta plataforma é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) com objetivo de reunir exercícios, conteúdos, fóruns e demais ferramentas de um curso e/ou componente curricular, os quais podem ser disponibilizados virtualmente a um determinado grupo, composto tanto por professores como alunos das escolas básicas do município de Chapecó — afirmou Jackson.

Para acesso à rede de interlocução, basta clicar no link: tiny.one/aprendizagemunoesc e fazer o cadastro. Em seguida, é possível navegar na plataforma de ensino, na pasta da rede de interlocução postando e compartilhando experiências, conteúdos, vídeos educativos, fóruns, entre outros, assim como buscar conhecimento por meio das postagens de outros usuários.

Saiba mais

O e-book e a Rede de Interlocução originaram-se de um projeto intitulado Rede de Interlocução e Apoio para Construção da Escola On-line aprovado pelo Edital IBRF “Fundo Nossa Parte pelo Todo” 2021, sendo um dos dez aprovados no Brasil na Linha Educação e Inclusão Tecnológica.

Os organizadores agradecem ao IBRF, à Unoesc, ao Ponto.Zero/Unoesc, à Secretaria Municipal de Educação, à Coordenadoria Regional de Educação, ao Comitê de Gerenciamento do Ensino Remoto na Pandemia, ao Ministério Público, ao Estúdio Minetto, à Editora Unoesc, assim como aos gestores, professores e alunos que participaram da pesquisa e também aos autores dos capítulos do e-book que aceitaram o desafio de organizar os resultados encontrados.

*Texto com a colaboração Unoesc Chapecó.

 

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