Página inicial O que acontece Pesquisa da Unoesc resulta na instalação de Estação Hidrométrica em Capinzal
Graduação Pesquisa Joaçaba

Pesquisa da Unoesc resulta na instalação de Estação Hidrométrica em Capinzal

Um projeto desenvolvido pelos professores da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes e Maurício Perazolli, submetido ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da universidade, resultou em uma importante contribuição à Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Trata-se da instalação de uma Estação Hidrométrica no município de Capinzal, que possibilitará o monitoramento do Rio do Peixe em […]


Um projeto desenvolvido pelos professores da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes e Maurício Perazolli, submetido ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da universidade, resultou em uma importante contribuição à Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Trata-se da instalação de uma Estação Hidrométrica no município de Capinzal, que possibilitará o monitoramento do Rio do Peixe em vários aspectos, como nível e vazão da água.  

O projeto, intitulado “Monitoramento Hidrométrico do Rio do Peixe no município de Capinzal – SC”, recebeu o investimento de R$ 20 mil, por meio do FAPE. A Estação é composta por três equipamentos: o pluviômetro, que mede a precipitação da chuva; o linígrafo, que tem a função de medir o nível da água do rio; e o datalogger, responsável pelo armazenamento dos dados registrados e transmissão via sinal GSM, para acompanhamento das informações de forma instantânea, com atualização a cada 10 minutos.

Conforme o professor Ricardo, que é pró-reitor de Graduação da Unoesc e integrante do Comitê Rio do Peixe, a meta é interligar a nova Estação de Capinzal à Agência Nacional de Águas (ANA), possibilitando que a mesma seja acessada por toda a população. Ele também informou que o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) de Capinzal ficará responsável pela manutenção da Estação, sendo que todos os envolvidos poderão se beneficiar dos dados gerados. 

— A Unoesc, mais uma vez, demonstra com ações a sua preocupação com o desenvolvimento regional e com a sustentabilidade ambiental, investindo em instalações que permitem ações de curto, médio e longo prazo naquela região da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe — disse. 

O processo de instalação da Estação Hidrométrica em Capinzal ocorreu entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. A partir do dia 24 de outubro teve início oficialmente a operação, oportunidade em que estiveram presentes representantes da Unoesc, do Comitê Rio do Peixe e do Simae. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.