Pesquisa de acadêmicos da Unoesc auxilia mutirão para castração de animais em Herval d’Oeste
Neste domingo (28) ocorreu um mutirão para castrar animais no bairro São Jorge em Herval d’Oeste. A ação promovida pela ONG Amigos dos Animais, em parceria com outras organizações, comunidade e Poder Público, realizou 20 cirurgias em gatos e 100 em cães. O projeto, que visa diminuir a superpopulação desses animais em comunidades carentes, além […]
Publicado em 30/06/2015
Por Unoesc
Neste domingo (28) ocorreu um mutirão para castrar animais no bairro São Jorge em Herval d’Oeste. A ação promovida pela ONG Amigos dos Animais, em parceria com outras organizações, comunidade e Poder Público, realizou 20 cirurgias em gatos e 100 em cães.
O projeto, que visa diminuir a superpopulação desses animais em comunidades carentes, além de auxiliar a saúde pública e o bem-estar de todos, contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Direito. Eles realizaram uma pesquisa que mensurou a população canina e felina em bairros em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.
Foram pesquisados 131 domicílios de famílias de baixa renda, por meio de questionários, e catalogados 246 animais, destes 79,67% eram cães e 20,33%, gatos. Dentre os animais avaliados 93% não eram esterilizados, e 90% tinham acesso às ruas, pois não ficavam em ambientes cercados ou amarrados. A maior parte dos animais, quase 70%, encontrava-se em fase reprodutiva, com até oito anos de idade.
Neste último caso, recomendou-se medidas de controle desses animais, por meio de cirurgias de esterilização. Além disso, esses animais podem estar expostos a doenças e maus-tratos.
Os procedimentos anestésicos e cirúrgicos foram executados pelas médicas veterinárias Katia Chubaci e Marina Dante. O bairro São Jorge, foi o foco nesse momento, por ter apresentado um alto índice de procriação de animais. O projeto deve prosseguir com suas atividades e expandir a ação para outros bairros de Herval d’Oeste.