Pesquisa de professor da Unoesc é tema de palestra em evento internacional na área da agricultura
A Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon no Canadá, sediou o Pan-American Light Sources for Agriculture 2019: Lighting the Path to Agricultural Innovation (Panamericano de Fontes de Luz para a Agricultura: Iluminando o Caminho para a Inovação na Agricultura), na primeira quinzena de julho, reunindo pesquisadores que utilizam aceleradores de partículas na agricultura. O foco do […]
Publicado em 30/07/2019
Por Unoesc
A Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon no Canadá, sediou o Pan-American Light Sources for Agriculture 2019: Lighting the Path to Agricultural Innovation (Panamericano de Fontes de Luz para a Agricultura: Iluminando o Caminho para a Inovação na Agricultura), na primeira quinzena de julho, reunindo pesquisadores que utilizam aceleradores de partículas na agricultura.
O foco do evento foi divulgar trabalhos de pesquisa de especialistas que atuam no Canadá, Brasil e Estados Unidos, que utilizam aceleradores de partículas em suas pesquisas, assim como estabelecer ações visando o aprimoramento do uso de técnicas encontradas em aceleradores de partículas na agricultura.
O Brasil esteve representado por cientistas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (acelerador de partículas brasileiro); Universidade de São Paulo (USP), Embrapa Solos e Unoesc Xanxerê. A Unoesc participou do evento por meio da apresentação de uma palestra sobre a produção de fertilizantes fosfatados alternativos obtidos a partir de ossos de suínos.
A pesquisa foi conduzida pelo professor Cristiano Dela Piccolla, da Unoesc Xanxerê, que é engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, sob supervisão dos professores e pesquisadores Takashi Muraoka (USP), Etelvino Novotny (Embrapa Solos), e Dean Hesterberg (Universidade do Estado da Carolina do Norte-EUA).
— A partir do evento foi possível dar início a uma rede de colaboração em pesquisa entre a Unoesc Xanxerê, Universidade de Saskatchewan e Universidade do Estado da Carolina do Norte. Já no próximo ano, espera-se receber a visita dos professores da Universidade Canadense e Americana ao campus da Unoesc Xanxerê e também encontra-se em tramitação uma parceria entre Unoesc e a Universidade de Saskatchewan para intercâmbio de alunos e professores — destacou o professor Cristiano Dela Piccolla.
Saskatchewan é uma província do Canadá, e abriga 40% das terras agrícolas do país, sendo um dos locais que mais produzem alimentos no mundo.
A próxima edição da conferência PALSA será no Brasil. Está programada para 2021, na cidade de Campinas (SP), onde se encontra em fase final de construção o Sirius, acelerador de partículas de 4ª geração que entrará em operação no próximo ano. Mais informações aqui.