Pesquisa do curso de Farmácia da Unoesc aponta benefícios do suco detox adicionado de probiótico
A pesquisa do curso de Farmácia da Unoesc, “Avaliação do efeito anti-inflamatório e sobre parâmetros cardiometabólicos de um suco detox (Green Smoothie) adicionado de probiótico”, apontou vários benefícios do produto. Segundo o coordenador do curso, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, o estudo evidenciou que o suco foi capaz de diminuir o colesterol total, o LDL-colesterol (colesterol […]
Publicado em 05/12/2019
Por Unoesc
A pesquisa do curso de Farmácia da Unoesc, “Avaliação do efeito anti-inflamatório e sobre parâmetros cardiometabólicos de um suco detox (Green Smoothie) adicionado de probiótico”, apontou vários benefícios do produto. Segundo o coordenador do curso, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, o estudo evidenciou que o suco foi capaz de diminuir o colesterol total, o LDL-colesterol (colesterol ruim) e aumentar o HDL-colesterol (colesterol bom).
— Além disso, promoveu a redução de substâncias inflamatórias como PCR-us, IL-6 e a adenosina deaminase. Essas substâncias, quando aumentadas nos tecidos e no sangue, caracterizam uma doença inflamatória — destaca o professor.
O suco foi administrado em 20 voluntários, durante 30 dias, e mesmo em um espaço curto de tempo, apontou resultados promissores. Eduardo acrescenta que, no momento, estão sendo realizados mais estudos para esclarecer melhor os mecanismos de ação que o suco possui.
— Almejamos que esse produto possa auxiliar na prevenção de doenças, especialmente, as metabólicas — salienta o professor.
A pesquisa foi desenvolvida pelo professor Eduardo Chielle e pelo diplomado do curso, o farmacêutico Bruno de Lai. Além disso, contou com a participação da professora, doutora Eliandra Mirlei Rossi, e dos acadêmicos de Farmácia.
Para o farmacêutico Bruno de Lai, a participação em projetos de pesquisa, durante a graduação, é importante para a formação profissional.
— A participação em projetos como esse nos torna profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, ajudando a descobrir e escolher qual área seguir. Além disso, é um incentivo para continuar a seguir a carreira científica, buscando novos resultados — conclui.
Prêmio
A pesquisa recebeu o prêmio de Mérito Científico durante o 25º Seminário de Iniciação Científica, 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 10ª Mostra Universitária (SIEPE). Para o coordenador do curso de Farmácia, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, o prêmio destaca e reforça a relação entre ensino, pesquisa e extensão que o curso possui e proporciona aos acadêmicos e à comunidade.