Pesquisa do curso de Farmácia é premiada no 3º Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária
A pesquisa do curso de Farmácia da Unoesc “Aceitação e utilização de medicamentos genéricos de clientes de uma farmácia comunitária de São Miguel do Oeste” ficou em 3º lugar, no 3º Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, realizado, entre os dias 8 e 10, no Rio de Janeiro. A pesquisa de autoria do professor Everton Boff […]
Publicado em 19/11/2018
Por Unoesc
A pesquisa do curso de Farmácia da Unoesc “Aceitação e utilização de medicamentos genéricos de clientes de uma farmácia comunitária de São Miguel do Oeste” ficou em 3º lugar, no 3º Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, realizado, entre os dias 8 e 10, no Rio de Janeiro. A pesquisa de autoria do professor Everton Boff e da acadêmica Michele Becker Kühlkamp concorreu com outros 64 trabalhos finalistas.
O estudo apontou que 92,1% dos entrevistados utilizam medicamentos genéricos e que 80,8% dos usuários confiam nas orientações do profissional farmacêutico quando é realizada a troca do medicamento referência pelo genérico dentro das normas da legislação. A pesquisa mostrou também que 97,4% dos medicamentos genéricos apresentam os mesmos efeitos do medicamento de referência.
Segundo o professor Everton Boff, a premiação mostra que o curso está preocupado com os três pilares da formação acadêmica: ensino, pesquisa e extensão.
— A premiação comprova a excelência da formação que temos no curso de Farmácia. Além da qualidade do ensino, são desenvolvidas pesquisas voltadas para o crescimento acadêmico e para entender e buscar soluções para as realidades sociais e de saúde, quando são desfavoráveis na qualidade de vida e no bem estar das pessoas — destaca o professor, que também apresentou, durante o evento, o estudo “Qualidade das prescrições dispensadas no Oeste de Santa Catarina”, de sua autoria e da acadêmica Marizete Koch.
Neste ano, o Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária teve como tema central “Farmacêutico Comunitário: cuidar, gerir e empreender”. Durante três dias, cerca de 1.000 farmacêuticos, acadêmicos e gestores da saúde participaram de palestras com profissionais de renome nacional e internacional.